Chuvas causam transtornos no Recife

http://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/galeria/2016/03/30/5596_avulsa/normal/9cad29f7de86f6615877dbf28909a11b.jpg
As chuvas que atingiram o Estado neste domingo trouxeram transtornos para quem precisou sair de casa, na capital. Foram registrados alagamentos no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Na Encruzilhada, Zona Norte da capital, uma árvore caiu na Rua Professor Jerônimo Gueiros, interditando parcialmente a via.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Recife foi a cidade onde mais choveu no final de semana. Foram registrados 54 milímetros de precipitações. A média para todo o mês de março é de 264.7 milímetros. Das 23h de sábado (30), até às 11h de ontem, o bairro mais atingido foi o de Areias, na Zona Oeste da capital.
O município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), também registrou chuvas fortes. A precipitação foi de 38 milímetros nas últimas 12 horas. A média para março é de 222,6 milímetros.
O terceiro maior volume de chuvas foi registrado no município de Ipubi, no Sertão do Estado, com 23 milímetros de precipitação. “O Sertão ainda está na sua quadra chuvosa, que vai de janeiro a abril. Na Região Metropolitana do Recife o período chuvoso inicia em abril. Não esperávamos tanta chuva nessa época”, disse Romilson Ferreira, meteorologista da Apac.
Segundo ele, tanta chuva tem explicação. “Estamos registrando ondas de convergência. O oceano está muito aquecido, o que provocou chuva em todo o nosso Estado.” Apesar das precipitações terem chegado mais cedo este ano, o meteorologista defende que o Grande Recife deve ter uma quadra chuvosa com índices pluviométricos dentro do esperado.
A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) não registrou ocorrências de acidentes causados pela chuva. De acordo com a Defesa Civil do Recife, solicitações de lonas para áreas de encosta foram feitas por moradores, mas nenhum acidente foi registrado na capital. 
A previsão do tempo da Apac para esta segunda-feira (1º) é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada. A temperatura vai variar de 23ºC a 30ºC. 

Comentários