TSE decide que cláusula de barreira de partidos vale a partir de 1º de fevereiro

TSE decide que cláusula de barreira de partidos vale a partir de 1º de fevereiro

Dos 30 partidos que elegeram parlamentares este ano, nove não atingiram a cláusula de barreira.

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a cláusula de barreira para partidos deve se basear no resultado das eleições deste ano. A corte respondeu a consulta do PSDC, que pedia esclarecimentos sobre o texto da emenda constitucional, segundo a qual a barreira vale “para a legislatura seguinte às eleições de 2018”.
Para o PSDC, a menção à palavra legislatura na emenda constitucional dá margem à interpretação de que a cláusula de barreira só passaria a valer para os parlamentares eleitos em 2022, quando seria escolhida a legislatura seguinte às eleições de 2018.
Em parecer sobre a consulta do PSDC, a Assessoria Consultiva do Tribunal reconheceu que a “estrutura textual” da emenda “pode ensejar questionamento”, mas opinou que a resposta deveria ser 2018.
Dos 30 partidos que elegeram parlamentares este ano, nove não atingiram a cláusula de barreira: PCdoB, Rede, Patri, PHS, PRP, PMN, PTC, PPL e DC. Isso significa que eles não terão acesso a dinheiro do Fundo Partidário nas eleições de 2020. Outros cinco partidos não elegeram nenhum parlamentar: PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.
Na prática, com o encontro entre a cláusula de desempenho e o trecho da Lei dos Partidos que proíbem as fusões de legendas recém-criadas (em vigência desde outubro de 2017), 14 dos 35 partidos do Brasil podem ser extintos em 2019, com as migrações partidárias.
POR: PARAÍBA MASTER

Comentários