Nota de Esclarecimento: Escola Adélia Carneiro Pedrosa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A Prefeitura Municipal de Goiana vem a público prestar esclarecimentos referentes a queda de parte do teto de gesso do andar térreo da Escola Adélia Carneiro Pedrosa, em Povoação de São Lourenço, na sexta-feira (17/8), e comunicar que:
– A referida escola foi reformada e ampliada no ano de 2015, durante a gestão passada.
– Em 2017, primeiro ano da atual gestão, a Prefeitura fez um levantamento da situação de todas as escolas. E, foi constatada a necessidade de realizar serviços de reparos e de manutenção em todas elas, sem exceção.
– Apesar da Escola Adélia Carneiro ter passado por uma grande reforma e ampliação em 2015, a mesma já apresentava diversos problemas. No mês de junho de 2017, parte do teto de gesso do primeiro andar da escola, onde funcionam 4 salas de aula, desabou.
– Diante do estado de abandono em que as nossas unidades escolares foram deixadas pela administração passada, a Prefeitura de Goiana, neste ano de 2018, está realizando serviços de recuperação e manutenção em todas as escolas da rede municipal de ensino.
– A empresa Emanuella Construções é a responsável pelos referidos serviços em todas as 36 escolas da rede municipal. Na escola Adélia Carneiro Pedrosa, já foram realizados os serviços que estavam previstos em uma planilha elaborada pela Secretaria de Obras, inclusive a substituição do teto de gesso por um de material PVC em todo o primeiro andar da escola.
– No final da tarde de sexta-feira (17/8), mais uma parte do teto de gesso da escola desabou, desta vez no andar térreo. Ninguém se feriu.
– Em contato com a Secretaria de Comunicação se Goiana, o responsável pela empresa Emanuella Construções, Fernando Monteiro, informou que não foi realizado nenhum tipo de serviço no teto de gesso que desabou na sexta-feira, pois não haviam sinais de falha na estrutura. O mesmo ainda confirmou que entrou em contato com a Secretaria de Educação e que já foi acordado um novo serviço para substituir o teto de gesso por um novo de PVC. O serviço será iniciado neste sábado (18/8).
– A equipe técnica da empresa Emanuella Construções constatou que a causa do desabamento de parte do teto de gesso aconteceu devido ao subdimensionamento de uma peça de madeira que dava sustentação ao teto. Trata-se, então, de uma falha na construção. Até por esse motivo, todo o teto de gesso será substituído por um novo de PVC.
– A secretária de Educação, Edjanete Valença, informou que a Prefeitura deverá acionar, por vias legais, a empresa responsável pela reforma e ampliação da Escola Adélia Carneiro Pedrosa, durante a gestão passada, uma vez que os problemas foram constatados ainda dentro do prazo de garantia da obra que foi concluída no ano de 2015.
Secom - Goiana

Comentários