Profissionais da saúde de Caaporã participam de capacitação em IST/HIV em parceira com HU e Saúde Estadual

Profissionais da atenção básica do município de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, participaram de dois dias de capacitação em IST/HIV promovida pelo Hospital Universitário (HU) e pela Secretaria de Saúde do Estado, com objetivo de fortalecer a assistência prestada nas equipes de saúde da família.
São informações importantes repassadas através da capacitação que ajudam no processo de monitoramento dos pacientes. Além disso, são indicadores para identificar se os medicamentos estão sendo tomados corretamente e os exames realizados.
“Através da capacitação, os profissionais de saúde podem fazer uma reflexão a manter sempre o sentido de alerta sobre a missão de atender bem o paciente. O mais importante que após essa capacitação os participantes serão agentes multiplicadores dessas informações”. Disse a secretaria de Saúde de Caaporã, Amanda Pereira.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Portal do Litoral

Comentários