Qualiescola realiza III formação continuada com gestores escolares de Alhandra, Caaporã e Itambé

Gestores escolares dos municípios de Alhandra e Caaporã, ambos do Litoral Sul paraibano, e de Itambé, interior de Pernambuco, participaram nessa segunda-feira (26) da terceira Formação Continuada de Gestores. O objetivo foi capacitar os profissionais e, ao mesmo tempo, fortalecer o ensino nos municípios. O curso é promovido pelo Programa Qualiescola (IQE), patrocinado pela Jeep.
A formação, coordenada por Josenildo Oliveira, Coordenador Pedagógico do Instituto Qualidade no Ensino, visa proporcionar aos gestores e professores maior conhecimento sobre as bases teóricas e metodológicas do Plano de Ação da Gestão Escolar. O evento aconteceu CMEI Josefa Ambrósio em Alhandra.
Para o prefeito de Alhandra, Renato Mendes, a aprendizagem deve ser um dos principais focos na gestão da escola. Conseguir pensar a gestão com foco na aprendizagem é, portanto, um grande desafio atualmente.
“O professores e gestores são líderes transformadores na escola. Integrar uma gestão escolar não é fácil, é preciso pensar, a amadurecer a ideia para executá-la. Esse apoio do IQE só tem melhorado o ensino de Alhandra e estou muito feliz pelo trabalho desenvolvido pelos especialistas, a exemplo da professora Maria Márcia, Coordenadora do Programa Qualiescola (IQE). Só tenho a agradecer ao IQE e a JEEP pelo apoio”, falou o prefeito.
De acordo com o secretário de Educação de Alhandra, Daniel Miguel, o Qualiescola auxilia as unidades escolares a alcançarem autonomia e melhorarem a formação de crianças e adolescentes, que passam a contar com uma aprendizagem de maior qualidade. O trabalho começou com amplo diagnóstico da rede municipal de Ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados.
Nesse trabalho foram identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. O material final é um banco de dados estratégico que irá orientar toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados – em cada escola, turma e estudante.

Portal do Litoral 

Comentários