Parceria da Prefeitura de Caaporã com Jeep qualifica e melhora ensino do município

A Prefeitura Municipal de Caaporã (PMC), através da Secretaria de Educação, realizou um encontro com gestores e supervisores do Instituto de Qualidade de Ensino (IQE) para divulgar e implantar o Programa de Ensino QUALIESCOLA I e II, que objetiva melhorar a qualidade da aprendizagem nas unidades da Rede Municipal.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Grupo JEEP e o Instituto, com benefícios na qualificação da Educação. Para atingir 100% dos alunos e professores do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município, será desenvolvido um programa de formação continuada de gestores e professores da rede municipal e reforço no conteúdo das disciplinas de Português e Matemática.
O Qualiescola auxilia as unidades escolares a alcançarem autonomia e melhorarem a formação de crianças e adolescentes, que passam a contar com uma aprendizagem de maior qualidade. O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de Ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. O material final é um banco de dados estratégico que irá orientar toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados – em cada escola, turma e estudante.
Além da qualificação de professores nas disciplinas citadas e no método pedagógico, diretores receberão assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.
O prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, destacou a importância dessa parceira entre a gestão e a iniciativa privada.
“Temos uma meta muito clara: contribuir para construção de um futuro melhor para nossas crianças e jovens. E não há outro caminho para alcançar a verdadeira transformação social que não seja por meio da Educação de qualidade para as próximas gerações. Acreditamos na participação ativa do setor empresarial e no trabalho conjunto com Poder Público. A chegada do Qualiescola em Caaporã assegura um salto qualitativo nos indicadores educacionais e com certeza teremos um melhor resultado no IDEB”, afirmou o prefeito.
Portal do Litoral