Kassab diz que migração para FM vai possibilitar expansão do mercado de radiofonia


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab , disse, nesta sexta-feira (30), durante assinatura da autorização para a conversão das emissoras de AM para FM, em João Pessoa, que a Paraíba terá um ganho significativo com a mudança no sistema. O evento aconteceu na Estação das Artes, no bairro do Altiplano.
Kassab lembrou que a mudança possibilitará a expansão do setor, que deverá contratar mais profissionais. Ele revelou que cinco das 28 emissoras do estado já pagaram as taxas para fazer a migração. “Além do ganho em qualidade, também tem o lado econômico, pois a taxa de manutenção de uma FM é bem menor. Ganha a Paraíba, que é um dos primeiros estados a receber o mutirão para agilizar a migração”, destacou.
Na oportunidade, Kassab também disse que em breve a Paraíba ganhará o sinal da TV digital, conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
O diretor-presidente do Sistema Correio, Roberto Cavalcanti, disse que a Paraíba e o Sistema Correio se sentem honrados com a visita do ministro Gilberto Kassab, que veio ao estado celebrar a migração de emissoras AM para a freqüência em FM.
Segundo Roberto Cavalcanti, graças à competência do ministro Kassab o processo de migração andou com uma agilidade muito significativa e trará avanços tecnológicos importantes para as emissoras que migrarão para FM. “Estamos vivenciando um momento belíssimo no Brasil. Os resultados estão aí, o ministro soube dar uma celeridade nunca vista antes”, disse.
O empresário disse que o Sistema Correio continua avançando, buscando sempre profissionais que estejam conectados às novas tecnologias e os avanços técnicos, como acontece agora com a migração das emissoras de rádio para FM.
Já o diretor nacional institucional da Record TV, Zacarias Pagnanelli, que também representou a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), disse que a migração das rádios AM para FM possibilitará um ganho tecnológico muito significativo para as emissoras. Segundo ele, a mudança também abrirá outros caminhos do ponto de vista comercial para as rádios. “Essa mudança vai possibilitar a pluralidade, com um só objetivo: a questão social”, afirmou.
G1