Prefeitos do Litoral Sul participam da mobilização na ‘Praça do Meio do Mundo’ contra crise financeira


Os prefeitos do Litoral Sul da Paraíba, Renato Mendes (DEM), Kiko Monteiro (PDT), Leonardo Barbalho (PSD) e Márcia Lucena (PSB), dos municípios de Alhandra, Caaporã, Pitimbu e Conde, respectivamente, participaram nesta sexta-feira (5), da mobilização na “Praça do Meio do Mundo”, nome dado ao trecho correspondente ao encontro das BRs 412 com a 230 localizadas na divisa dos municípios de Campina Grande, Boa Vista e Pocinhos, na Paraíba. Eles ainda usaram camisetas que ilustrava “corda no pescoço”.
Os gestores pleitearam, principalmente, o aumento do repasse financeiro dos programas sociais que, na grande maioria, não é atualizado há mais de 10 anos. O evento foi coordenado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) com o objetivo de alertar aos cidadãos sobre a crise financeira na administração municipal.
Conhecedor de administrações públicas e no exercício de um terceiro mandato, o prefeito de Alhandra, Renato Mendes, destacou que as reivindicações dos gestores são de essencial importância para as administrações. “Participei hoje da marcha dos prefeitos paraibanos na Praça do Meio do Mundo em Boa Vista. Reivindicamos uma reforma no Pacto Federativo e o combate à defasagem dos repasses de verbas dos programas sociais feitas pelo Governo Federal que está piorando a cada dia fazendo com que os municípios fiquem sem recursos suficientes para administrar e com maiores responsabilidades. A manifestação é um grito de alerta, assim, vamos continuar fazendo nossa parte para que estes recursos não sejam reduzidos ainda mais”, disse Renato.
Kiko Monteiro, prefeito de Caaporã, está em seu primeiro mandato de prefeito e relatou as dualidades que vem enfrentando em sua gestão. “Infelizmente, os prefeitos estão pedindo socorro porque o repasse do Governo Federal a cada dia diminui e os serviços oferecidos à população não podem parar. O município tem que arcar com três vezes mais do que é repassado pela União. Mas, estamos fazendo com muito sacrifício uma gestão nunca vista em nossa cidade, respeitando os direitos de todos os caaporenses”, disse Kiko.
Já para o prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho, é necessário que se chame a atenção do Governo Federal para as dificuldades que os municípios enfrentam e, ao mesmo tempo, mostrar aos munícipes que os prefeitos estão lutando pelas melhorias que são cobradas. “Estamos com dificuldade por conta desse momento difícil pelo qual o país atravessa. Isso tem se refletido nos recursos liberados que a cada dia diminuem enquanto nossa responsabilidade só aumenta. O Governo Federal precisa se conscientizar de que os municípios estão realmente pedindo socorro. É um absurdo o descaso que o Governo Federal tem dedicado aos municípios. São as gestões municipais que estão, praticamente, sustentando os programas com recursos próprios. Mas, não podemos parar os serviços, muito pelo contrário, a necessidade é de ampliar e oferecer sempre o melhor para os nossos cidadãos”, afirmou Leonardo.
Presente também ao evento esteve a prefeita de Conde, Márcia Lucena. Ela destacou que a distribuição de forma justa do dinheiro arrecadado é a solução. “Este é um importante evento na luta dos gestores e que culminará na “Marcha dos Prefeitos” à Brasília e também resultará na entrega da “Carta do Meio do Mundo ao Congresso e ao presidente do Brasil”. Devemos dizer ao Governo Federal e ao Congresso que a reforma que queremos é esta: distribuir de forma justa o dinheiro arrecadado. O município é quem mais arrecada e quem menos recebe. As contas não batem! Imensos desafios batem na porta das prefeitas e prefeitos. Quem faz a administração pública e a política brasileira são os municípios e temos força para mudar a realidade que aí está. Na Paraíba, o Governo do Estado faz a sua parte no Pacto Federativo, por meio do Pacto Social, distribuindo renda. Mas o Governo Federal nos deve uma resposta em forma de atitudes que sejam a favor do povo. Vamos à luta!”, pontuou Márcia Lucena.
De acordo com o presidente da Famup, Tota Guedes, a manifestação foi pacífica com manifestantes vestindo camisetas e bonés da mobilização e entregando a pauta do movimento aos transeuntes e autoridades presentes.
O manifesto dos prefeitos terminou com a elaboração da “Carta do Meio do Mundo”, que será encaminhada para o Governo Federal. O protesto dos prefeitos servirá também como ato preparatório para a “Marcha dos Prefeitos à Brasília”, que vai ocorrer entre os dias 15 e 18 deste mês.

Portal do Litoral