Por mais que me espremam, só consigo dar doçura, diz Temer na PB

Presidente da República, Michel Temer
A afirmação foi feita pelo presidente no final de um discurso na cerimônia de chegada das águas da transposição do rio São Francisco à Paraíba.
"Sou como cana na moenda: por mais que seja espremido, só consigo dar doçura", disse o presidente Michel Temer nesta sexta (10) em Monteiro (PB) no final de um discurso na cerimônia de chegada das águas da transposição do rio São Francisco à Paraíba. Ele atribuiu a frase a dom Hélder Câmara.
Temer falava num campo minado. Em Monteiro, um dos municípios do semiárido nordestino atingidos por uma seca que já dura cinco anos, a maioria dos moradores ouvidos pela reportagem credita ao ex-presidente Lula a paternidade da transposição. "Isso é uma maravilha para Monteiro, somos uma cidade premiada. Primeiro temos de agradecer a Deus e depois a Lula, que foi quem teve coragem de tirar a obra do papel. Se ele for candidato dez vezes, voto dez vezes nele", disse o comerciante Jardison Queiroz, 41, dono de um lava a jato (em que usa água de um poço artesiano).

O governo Temer argumenta que a obra estava parada ao final do governo Dilma Rousseff (ela veio a público negar) e que a conclusão do trecho leste só foi possível porque a atual gestão, ao assumir, priorizou o projeto.

Assim como fizera mais cedo em Campina Grande, Temer defendeu que a paternidade do projeto é coletiva. "Se pudermos falar em paternidade, ela é do povo brasileiro, pois a obra foi feita com dinheiro público que vem de impostos pagos por todos."
Iniciado há dez anos, em 2007, durante o segundo governo Lula, o projeto da transposição está hoje orçado em R$ 9,6 bilhões, mais que o dobro do previsto inicialmente. Já foram aplicados R$ 8,8 bilhões, segundo o Ministério da Integração Nacional.

A cerimônia, numa tenda cercada por tapumes, foi restrita a convidados. Do lado de fora, um grupo de cerca de 150 pessoas protestou, portando faixas contra Temer e a reforma da Previdência e agradecendo a Lula pela transposição.
No discurso, Temer agradeceu aos manifestantes, por serem "a mais clara revelação da democracia que vivemos", e foi sarcástico. "Como estão ao sol [a área onde ocorreu o protesto era descoberta], certamente ao fim do dia vão se banhar nas águas do São Francisco."

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento