Paraíba:Prefeitos do Litoral Sul participam do seminário de desenvolvimento da região realizado pelo Sebrae

Os prefeitos de Alhandra, Caaporã e Conde, Renato Mendes, Kiko Monteiro e Márcia Lucena, respectivamente, participaram do Seminário de Desenvolvimento do Litoral Sul, realizado pelo Sebrae, no município do Conde. Na ocasião, representantes do Setor produtivo, empresários, além de gestores públicos e instituições parceiras criaram na manhã desta terça-feira (28) a Rede de cooperação para o desenvolvimento do Litoral Sul Paraibano. O evento contou com a participação de 200 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais representantes de instituições, além de agentes de desenvolvimento e líderes da governança local dos municípios que formam a região.
“O litoral sul paraibano tem diversas oportunidades e potencialidades. Além do turismo, há a agricultura familiar e as indústrias cimenteiras, de vidro, de cerâmica e o complexo da indústria automobilística. Para saber a vocação de cada município, é preciso fazer um diagnóstico e definir os eixos estruturantes”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, que participou de um debate com o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, e o consultor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Arnaldo Júnior, durante o seminário. Juntos, eles discutiram as perspectivas, desafios e oportunidades da região, mostrando exemplos e casos de sucesso de outras regiões do Estado, como o Brejo e o Cariri.
O prefeito Renato Mendes destacou a importância do evento. “Como sempre, o Sebrae promove mais um evento esclarecedor e oportuno, principalmente neste momento de crise, onde precisamos buscar meios para aquecer a economia. Tenho certeza que juntos com o Sebrae vamos superar os desafios”, disse Renato Mendes.
Já o gestor caaporense, Kiko Monteiro, elogiou as iniciativas do Sebrae-PB. “Temos um grande parceiro dos gestores, que é o Sebrae, por isso, me faço presente em todos os eventos, pois sempre tenho a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos para implantar na nossa cidade, oportunizando a melhoria ou criação de instrumentos que possam contribuir para o desenvolvimento econômico local”, destacou o prefeito.
O prefeito de Pitimbu não esteve presente no evento, mas enviou representantes.
A prefeita do Conde, Márcia Lucena, destacou que, diante de tantos desafios da região, é preciso estabelecer o que deve ser priorizado. “Temos aqui um solo fértil, mas estamos desorganizados e desarticulados. Precisamos enxergar a região como uma unidade e, para isso, é fundamental a criação do consórcio dos municípios do litoral sul. Devemos construir ações conjuntas para mudarmos enquanto região e sermos exemplo para o Estado”, destacou a prefeita.
Na segunda parte do Seminário, houve uma interação com os participantes e formação dos grupos de trabalho que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade territorial. “A partir de agora vamos elaborar um aplano de ações estratégicas para o fomento e fortalecimento das atividades produtivas da região. Posteriormente vamos realizar encontros temáticos sobre o turismo, a agricultura familiar e a indústria”, explicou Arnaldo Júnior. O Litoral Sul Paraibano é formado por cinco municípios (Alhandra, Caaporã, Conde, Pedras de Fogo e Pitimbu) que, juntos, possuem cerca de 115 mil habitantes.
Portal do Litoral