Paraíba:Prefeitos do Litoral Sul participam do seminário de desenvolvimento da região realizado pelo Sebrae

Os prefeitos de Alhandra, Caaporã e Conde, Renato Mendes, Kiko Monteiro e Márcia Lucena, respectivamente, participaram do Seminário de Desenvolvimento do Litoral Sul, realizado pelo Sebrae, no município do Conde. Na ocasião, representantes do Setor produtivo, empresários, além de gestores públicos e instituições parceiras criaram na manhã desta terça-feira (28) a Rede de cooperação para o desenvolvimento do Litoral Sul Paraibano. O evento contou com a participação de 200 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais representantes de instituições, além de agentes de desenvolvimento e líderes da governança local dos municípios que formam a região.
“O litoral sul paraibano tem diversas oportunidades e potencialidades. Além do turismo, há a agricultura familiar e as indústrias cimenteiras, de vidro, de cerâmica e o complexo da indústria automobilística. Para saber a vocação de cada município, é preciso fazer um diagnóstico e definir os eixos estruturantes”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, que participou de um debate com o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, e o consultor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Arnaldo Júnior, durante o seminário. Juntos, eles discutiram as perspectivas, desafios e oportunidades da região, mostrando exemplos e casos de sucesso de outras regiões do Estado, como o Brejo e o Cariri.
O prefeito Renato Mendes destacou a importância do evento. “Como sempre, o Sebrae promove mais um evento esclarecedor e oportuno, principalmente neste momento de crise, onde precisamos buscar meios para aquecer a economia. Tenho certeza que juntos com o Sebrae vamos superar os desafios”, disse Renato Mendes.
Já o gestor caaporense, Kiko Monteiro, elogiou as iniciativas do Sebrae-PB. “Temos um grande parceiro dos gestores, que é o Sebrae, por isso, me faço presente em todos os eventos, pois sempre tenho a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos para implantar na nossa cidade, oportunizando a melhoria ou criação de instrumentos que possam contribuir para o desenvolvimento econômico local”, destacou o prefeito.
O prefeito de Pitimbu não esteve presente no evento, mas enviou representantes.
A prefeita do Conde, Márcia Lucena, destacou que, diante de tantos desafios da região, é preciso estabelecer o que deve ser priorizado. “Temos aqui um solo fértil, mas estamos desorganizados e desarticulados. Precisamos enxergar a região como uma unidade e, para isso, é fundamental a criação do consórcio dos municípios do litoral sul. Devemos construir ações conjuntas para mudarmos enquanto região e sermos exemplo para o Estado”, destacou a prefeita.
Na segunda parte do Seminário, houve uma interação com os participantes e formação dos grupos de trabalho que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade territorial. “A partir de agora vamos elaborar um aplano de ações estratégicas para o fomento e fortalecimento das atividades produtivas da região. Posteriormente vamos realizar encontros temáticos sobre o turismo, a agricultura familiar e a indústria”, explicou Arnaldo Júnior. O Litoral Sul Paraibano é formado por cinco municípios (Alhandra, Caaporã, Conde, Pedras de Fogo e Pitimbu) que, juntos, possuem cerca de 115 mil habitantes.
Portal do Litoral 

Mais Vistas do Blog

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Em Caaporã homens ficam feridos após bala perdida

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal