Mulheres camponesas protestam no Recife contra a Reforma da Previdência

Manifestantes causaram tumulto ao tentar entrar no prédio da Previdência social
Protesto das mulheres camponesas
Mulheres camponesas protestaram contra a Reforma da Previdência Social, nesta quarta-feira (8). Houve um tumulto quando cerca de 300 manifestantes tentaram entrar no prédio da Previdência Social, localizado em Santo Amaro, Centro do Recife. De acordo com elas, a aprovação da reforma acarretará em mais desigualdade social.

Ao lado de fora do local, elas protestam com cartazes, pichações e gritos de “A previdência é nossa. Ninguém tira ela da Roça”. As camponesas que participam da ocupação são oriundas de assentamentos, acampamentos e áreas de conflito da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Elas denunciam os impactos que poderão ser causados à população caso a Reforma da Previdência seja aprovada, como a dificuldade de acessar direitos previdenciários.

Protestos em outros locais

Mulheres realizaram protestos também contra a Reforma da Previdência, em frente ao Grande Hotel, em Caruaru, Agreste do Estado, nesta quarta-feira (8). Centenas de camponesas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Sindicato de Trabalhadores Rurais, do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da frente feminista, composta por diversas organizações sociais, se reuniram para protestar.

Em Petrolina, também foi realizado um protesto contra a reforma na manhã desta quarta-feira. A concentração aconteceu na praça Bambuzinho, Centro da cidade. Além das organizações que compõem a Via Campesina, várias outras organizações sociais participaram da manifestação.

As ações fazem parte da jornada nacional de lutas das mulheres da Via Campesina, realizada no mês de março para marcar o Dia Internacional da Mulher. Além de Pernambuco, acontecem mobilizações e protestos em diversas capitais e municípios do país até o próximo dia 10 de março. A jornada nacional de luta das mulheres da Via Campesina ocorre todos os anos com o objetivo de denunciar os principais impactos das medidas governamentais e de avanços do capital que ameaçam a vida dos camponeses.

Folha PE

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento