Prefeitura de Goiana na mira do Ministério Público de Pernambuco

Redação Goiana Notícias
 Foto: Goiana Notícias Imagens
O município de Goiana passa por um desmonte nos serviços públicos durante este último semestre de 2016. A deficiência nos serviços atinge unidades de saúde, rede municipal de ensino, passando pelo desmanche de outros serviços como coleta de lixo, serviços de turismo e lazer além da falta de medicamentos em farmácias municipais.

Este descaso com o poder executivo municipal não está relacionado exclusivamente a Goiana. Pelo menos outros 55 municípios de Pernambuco enfrentam dificuldades na transição governamental e alguns prefeitos eleitos terão que arcar com “heranças malditas” de seus antecessores. Sendo assim, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou a Operação Terra Arrasada.

Em Goiana, o prefeito Fred Gadelha Júnior (PTB) nem chegou a disputar o pleito eleitoral deste ano e, desde o início do segundo semestre, vem realizando uma série de demissões de funcionários contratados e terceirizados, o que afetou intensamente os serviços públicos essenciais. O lixo tem sido recolhido de forma irregular e se amontoa em bairros da periferia e dos distritos. A unidade do SAMU, inaugurada em 2016, sofre com a precarização do espaço e dos serviços. Uma série de problemas são identificados na farmácia pública como a falta de remédios controlados. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão sendo investigadas pela Operação Terra Arrasada.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já recebeu algumas denúncias sobre os problemas de administração pública de Goiana. Promotores do MPCO observam que, assim como em Goiana e outras cidades, mesmo com as folhas de pagamentos atrasadas os prefeitos priorizam o pagamento de fornecedores em detrimento à manutenção dos serviços básicos de saúde e educação. Em Goiana, por algumas vezes foi pedido o bloqueio das contas públicas.

“O material apurado através da Operação Terra Arrasada é uma radiografia que vem mudando a cada dia. A recomendação é o primeiro aviso sério aos prefeitos para alertá-los. Se eles não disserem o que vão fazer para se adequar a situação, podem responder por atos de improbidade administrativa ou por uso de meios para se apoderar do dinheiro público”, explica o promotor de Justiça Maviael Souza, do Patrimônio Público.
VEJA A LISTA DE MUNICÍPIOS NA MIRA DO MPPE

GRANDE RECIFE (4)
Olinda
Ilha de Itamaracá
Camaragibe
São Lourenço da Mata

ZONA DA MATA (15)

Goiana
Limoeiro
Vitória de Santo Antão
Timbaúba
Glória do Goitá
Chã de Alegria
Itambé
Itaquitinga
Condado
Palmares
Primavera
Macaparana
Ferreiros
Carpina
Água Preta

AGRESTE (17)

Bom Jardim
Casinhas
Cumarú
Iati
Passira
Pesqueira
Surubim
Vertente do Lério
Itaíba
Sanharó
Belo Jardim
Feira Nova
Poção
Tupanatinga
Buíque
Gravatá
Barra de Guabiraba

SERTÃO (20)

Belém de São Francisco
Itacuruba
Inajá
Ouricuri
Santa Cruz
Santa Filomena
Salgueiro
São José do Egito
Solidão
Tabira
Tuparetama
Flores
Sertânia
Verdejante
Serrita
Cedro
Cabrobró
Floresta
Carnaubeira
Bodocó
 Portal Net

Comentários