GOIANA:Secretaria de Saúde tem energia cortada e profissionais tentam "salvar" vacinas

Fotos: Goiana Notícias Imagens
Após inúmeras falhas com a administração pública durante o ano de 2016 e há dois dias do encerramento da gestão Fred Gadelha Júnior (PTB), a Prefeitura de Goiana ainda conseguiu mais uma "bola fora". E, também desta vez, esta foi uma péssima maneira de errar.

Por falta de pagamento das contas relacionadas à energia elétrica, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) decidiu cortar nesta quinta-feira (29) o fornecimento de energia do prédio da Secretaria de Saúde (Rua da Praia, Centro), vinculada à PMG.

O que mais chamou a atenção, além do não pagamento das contas públicas, foi o fato de que o prédio serve para armazenar as vacinas de toda a cidade. Ou seja, com o desligamento da energia afetou diretamente a conservação destas vacinas. Os profissionais que se encontravam na hora do "corte de energia" se mobilizaram para resgatar as vacinas em tempo hábil, pois este empecilho pode ter estragado todo o estoque deste tipo de medicação e consequentemente, a população ver o dinheiro público investido para aquisição dos mesmos ir embora sem utilização correta.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Thaís Lemos, foi uma das proissionais que se mobilizou para resgatar as vacinas. "Fomos surpreendidos com este corte de energia e estávamos com as vacinas devidamente refrigeradas. Daí na tentativa de salvar as vacinas do município, estamos levando algumas caixas de isopor para a GERES, em Recife", relatou a coordenadora do PNI ao Goiana Notícias.

Não há previsão para a volta do fornecimento da energia na Secretaria de Saúde. O GN acompanha o traslado das vacinas para Recife. O valor estimado das vacinas não foi mensurado.

Comentários