RADAR POLÍTICO 365


Obras: Edital do Miniarco sairá até o dia 31 deste mês. Projeto vai beneficiar o escoamento da produção da Jeep, em Goiana

Projeto visa desafogar a BR-101 e vai beneficiar o escoamento da produção da Jeep
Prometido para o fim de outubro, o Miniarco Metropolitano pode ter o lançamento do edital para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nos próximos dias. Isso porque esse processo de concorrência, assim como o de recuperação da BR-101, já passou pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e agora aguarda os ajustes finais para o anúncio do governador Paulo Câmara, que deve ocorrer até o próximo dia 31.
A obra é uma alternativa ao Arco Metropolitano, que foi incluído no Programa de Investimento em Logística (PIL), do Governo Federal, e segue sendo estudado por uma comissão do Ministério dos Transportes. O processo de análise do projeto pernambucano tinha prazo até o último dia 11, mas este foi prorrogado até 31 de janeiro de 2017. O objetivo é construir uma via pedagiada que contorne a Região Metropolitana do Recife e ligue o Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, na Zona da Mata Norte, ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Litoral Sul, para facilitar o escoamento da produção de veículos, fugindo dos congestionamentos constantes na BR-101, em Abreu e Lima.
Devido à demora na execução do projeto pelo Governo Federal, o Estado elaborou o Miniarco, orçado em R$ 160 milhões e que tem 14,4 quilômetros, com início próximo ao Terminal Integrado de Igarassu e término nas proximidades do hospital Miguel Arraes, em Paulista. A execução durará cerca de dois anos.
Já o projeto do Arco Metropolitano tem orçamento de R$ 1,2 bilhão e 77 quilômetros. Caso seja executado, cortará os municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paudalho, São Lourenço da Mata, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O início é na BR-101 Norte, perto da Fábrica de Cervejas Nobel, com término no entroncamento da BR-101 Sul, próximo ao hospital Dom Hélder Câmara.
Maior interessada na solução viária, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) aguarda a definição para intensificar as exportações dos carros produzidos em Goiana e importações de insumos pelo Porto de Suape.

FolhaPE
KIKO SUP.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa