Saiba o grau de instrução dos candidatos majoritários de Goiana

Foto: Reprodução
O nível de formação escolar dos candidatos é algo que divide a opinião dos especialistas em todo o Brasil. Para muita gente, é imprescindível eleger pessoas com qualificação. Já outros defendem o pensamento que nem sempre um alto nível de escolaridade garante uma boa gestão.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 37,1% dos candidatos em todo o país não tem o ensino médio completo. Apenas 21% dos candidatos a prefeito e vereador tem o ensino superior completo. Os candidatos que têm o ensino fundamental completo somaram 13,6%, já 15,5% não terminaram o ensino fundamental.
De acordo com o cientista político Fernando Fernandez, a baixa escolaridade dificulta a candidatura. “Aquele que tem mais escolaridade é visto, de forma errada, de baixo para cima”. Para ele, o grau de instrução nem sempre interfere no desempenho político do eleito. No entanto, ainda afeta a escolha do eleitor. “Nós gostamos muito de uma titulação. É como se o estudo desse mais credibilidade à pessoa. Pensamos isso, erroneamente também, em relação ao poder aquisitivo”, critica.
Já o mestre em sociologia política Eduardo Guerini acredita quanto maior alto grau de instrução do candidato ajuda-o a ter maior capacidade de entender o processo político, eleitoral, jurídico.
Nas eleições de 2016, em Goiana, três chapas concorrem aos cargos de Prefeito e Vice-prefeito. Segundo os dados fornecidos pelas próprias coligações, que podem ser encontrados no site do TCE, o nível escolar dos candidatos varia de superior completo a fundamental completo.
Veja a lista (em ordem alfabética):
EDUARDO CARNEIRO (Vice-Prefeito PMDB) – Ensino Superior Completo
EDVAL SOARES (Prefeito PR) – Ensino Superior Completo
JADER DE ANDRADE (Vice-Prefeito PSDB) – Ensino Fundamental Completo
MARCONE MENEZES (Prefeito PSB) – Ensino Superior Completo
OSVALDO RABELO (Prefeito PMDB) – Ensino Superior Completo
PAULUCA MOURA (Vice-Prefeito PSD) – Ensino Médio Completo

Comentários
Postar um comentário