RADAR POLÍTICO 365


Radicais islâmicos matam 28 em ataque a ônibus no Quênia

Não muçulmanos teriam sido obrigados a ler o Corão em voz alta antes de morrer

Peritos trabalham nos corpos das vítimas do atentado (Crédito: Simon Maina/AFP)
Homens armados mataram neste sábado (22) 28 passageiros de um ônibus no nordeste do Quênia, perto da fronteira com a Somália, informou o chefe do Departamento de Polícia local, Noah Mwavinda. Atentado foi reivindicado pelo grupo Al Shabaab, vinculado à rede terrorista Al Qaeda.
"Posso confirmar que 28 vidas inocentes foram brutalmente assassinadas pelo grupo", disse o oficial. Havia cerca de 60 pessoas no veículo. Os passageiros que foram identificados como não muçulmanos foram separados e obrigados a ler versos do Corão em voz alta antes de serem mortos a sangue frio.
Em comunicado, membros do grupo extremista disseram que o ato foi uma represália a ações das forças de segurança locais contra mesquitas em Mombasa. A Cruz Vermelha do Quênia informou que o ônibus viajava com destino a Nairóbi, quando caiu na emboscada perto da fronteira com a Somália.
O Al-Shabaab, que tenta impor a sharia (lei islâmica) na Somália, chegou a controlar várias regiões do país, mas nos últimos anos tem perdido força e se dedicado apenas a atentados. Entre 2006 e 2011, o Al-Shabaab dominou Mogadíscio, que posteriormente foi libertada em uma operação da União Africana. Em 2012, a organização se aliou à Al-Qaeda. Estima-se que hoje o grupo possua de 4 mil a 6 mil militantes.
Agência ANSA

Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Homem é morto a facadas após discussão com a esposa em Goiana

Barraca é destruída por incêndio no Largo do Alvorada, em Goiana-PE

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Prefeitura de Goiana vistoria obras da Policlínica Nossa Senhora da Vitória e do Complexo da Feira Livre