Cruz Vermelha Brasileira pode ser suspensa da Federação Internacional da entidade

Entidade contratada pelo Governo do Estado para administrar o Trauma de João Pessoa é envolvida em escândalo

 Acusada de desviar mais de R$ 25 milhões de recursos disponibilizados para a saúde em vários estados brasileiros, a Cruz Vermelha Brasileira corre o risco de ser suspensa da Federação Internacional da entidade caso não responda pelas acusações de corrupção na entidade. A informação foi dada pelo site do Jornal Estadão, que conversou com Matthias Schmale, subsecretário-geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha.

Na Paraíba, a Cruz Vermelha é a responsável por gerir o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Desde 2011 no comando da casa de saúde, a administração da entidade marcada por várias denúncias improbidade administrativa. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), inclusive, já deu parecer apontando irregularidades no contrato feito entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha.

De acordo com Matthias Schmale, uma “chance” está sendo dada aos representantes brasileiros da instituição para que provem que estão dispostos a lutar contra a corrupção da administração que os precedeu. Mas, se nos próximos meses nada for feito para remediar a situação, a instituição com sede em Genebra já fala em suspensão, algo que só esteve perto de acontecer com a África do Sul durante o regime do apartheid.

Uma auditoria encomendada pela própria entidade foi concluída em maio deste ano com indícios de desvio de pelo menos R$ 25 milhões arrecadados com donativos e repasses públicos para ajudar vítimas de catástrofes, entre 2010 e 2012. Os responsáveis já foram afastados.

A organização da Cruz Vermelha Internacional quer que os responsáveis pelos desvios de dinheiro sejam levados à Justiça no Brasil. “Estamos dando uma chance e torcendo para que tudo seja feito. Mas, se nada acontecer, não vamos ter alternativa”, indicou Matthias Schmale.
da Redação

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata