Pular para o conteúdo principal

Crianças são 52% de refugiados sírios, diz relatório da ONU

Agência da ONU divulgou 1ª pesquisa com crianças refugiadas.

 Um relatório divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Acnur, Alto Comissariado da ONU para Refugiados, mostra pela primeira vez a situação das crianças refugiadas da guerra civil que dura quase três anos na Síria.
O estudo, intitulado “O Futuro da Síria – Crianças Refugiadas em Crise”, informa que há ao todo 1,1 milhão de crianças sírias refugiadas pelo conflito - o que equivale a 52% do total de sírios que deixaram o pais. Desse número, 75% têm menos de 12 anos.

Segundo o Acnur, a maioria das crianças refugiadas vive nos países vizinhos - com Jordânia e Líbano combinados hospedando mais de 60% de todas elas. Até o dia 31 de outubro, 291,2 mil crianças sírias viviam na Jordânia e 385 mil no Líbano.
Metade das crianças refugiadas sírias que vivem na Jordânia trabalha para ajudar na renda da família e mais da metade não frequenta a escola. "No Líbano, estima-se que mais de 200 mil crianças em idade escolar permanecerão fora da escola ate o final deste ano", diz o estudo.

Nesses dois países, mais de 3.700 crianças vivem sem um ou dois pais - ou ainda sem nenhuma proteção de adultos.
"Estamos falando de pessoas que tiveram que fugir de uma guerra, as pessoas mais vulneráveis. Já é um impacto muito grave, mesmo que se consiga resolver o conflito em dezembro, mesmo assim é um impacto drástico e muito dramático. Tentamos ajudar o máximo possível, diminuir ao máximo o impacto dessa tragédia. Mas não somos uma agência política, somos uma agência humanitária. O que tentamos com isso [a pesquisa] é mostrar para o mundo como está terrível o drama humanitário, dando a dimensão com a parte mais vulnerável da sociedade [as crianças] e para mostrar que quem fugiu é vítima do conflito. E o que a pesquisa mostra é que as famílias estão sendo destruídas e que o futuro do país está sendo destruído", disse em entrevista ao G1 Andrés Ramirez, representante do Acnur no Brasil.
Até o final de setembro, o Brasil hospedava 286 refugiados sírios, dos quais 273 pediram refugio após o início dos conflitos. Ramirez disse que o país é o que mais recebe sírios da América Latina.
O conflito na Síria já deixou 115 mil mortos e começou quando manifestantes contrários ao regime do presidente Bashar al-Assad foram para as ruas protestar e sofreram forte repressão do governo. Nesses três anos, a oposição se fragmentou e militantes islâmicos se infiltraram na luta contra o regime. A ONU deve hospedar uma conferência para tentar uma solução pacífica para a crise em 22 de janeiro, em Genebra.
G1.

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

JOVEM FOI MORTO A FACADAS PELA COMPANHEIRA EM GOIANA

Um crime sem explicação aconteceu no início da noite desta quinta-feira(24) em Goiana Mata Norte de Pernambuco. O Jovem conhecido por Tiago, foi morto a facadas pela sua companheira Kalina Farias na Rua do Timóteo centro de Goiana. Segundo informações a suspeita do crime está foragida, a polícia está em busca dela.

Polícia: Mulher Suspeita de Matar o Marido se Apresenta a Polícia Civil em Goiana, e logo em seguida é liberada

O crime ocorreu na última quinta feira na estreia do jogo do Brasil, segundo informações a mulher deu uma facada no pescoço do próprio marido depois de uma discussão.  A mulher foi ouvida pelo delegado, e logo em seguida liberada por ter livrado o flagrante.  As investigações continua pela polícia civil.

Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão

Vídeo Destaque: Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão. O prefeito Eduardo Honório, não pensou duas vezes arregaçou as mangas e ajudou a equipe de produção, na praia de  Ponta de Pedras.

PRIMEIRO DIA DA ABERTURA DE VERÃO REALIZADA PELA PREFEITURA DE GOIANA LOTOU PONTA DE PEDRAS

Nesta Sexta-feira (25.11), aconteceu a Abertura de Verão na praia de Ponta de Pedras, realizada pela prefeitura de Goiana, através da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural. O evento é gratuito e segue sendo realizado durante esse final de semana.  A festa contou com dois polos de atrações. O palco principal, localizado na Enseada das Malvinas, se apresentaram André e o Forró dos Errados e Jonas Esticado. No polo cultural, no Calçadão de Ponta de Pedras, houve apresentações de artistas locais como a Orquestra Explosão do Frevo, Caboclinhos Carijós e Ciranda dos Cangaceiros. O espaço ainda contou com um parque de food trucks. "Foi uma excelente ideia da prefeitura de Goiana, com várias opções de comidas como hambúrguers e crepes", comentou o estudante universitário, Lucas Silva. A prefeitura de Goiana pretende movimentar a economia do município com eventos anteriores à alta temporada do verão. "A ideia é resgatar os grandes eventos, sem descuidar da saúde, segur

Polícia: bandidos assaltam ônibus escolar em Goiana

Um ônibus escolar foi assaltado na noite desta terça-feira(22) por meliantes próximo a Tejucupapo Distrito de Goiana Mata Norte de Pernambuco, segundo informações o motorista foi obrigado parar pelos bandidos, logo em seguida os meliantes deram de cara com a PM, e foram presos.

Vereadores goianenses participam do Congresso Estadual da UVP, em Arcoverde

  A abertura do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) aconteceu na manhã de quinta-feira, 24, em Arcoverde, sertão de Pernambuco. O grande evento conta com as presenças dos vereadores goianenses e de diversas autoridades de todo o Estado.  Na grade de programação do primeiro dia do Congresso, o destaque foi para as palestras de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo. O primeiro palestrante foi o professor e especialista em gestão publica, Cláudio Martins, do Distrito Federal (DF). Por conta da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no Catar, o congresso teve início por volta das 8h30 e se encerrou no início da tarde. "Este é um momento importantíssimo de buscarmos conhecimento para melhor servir a população goianense. A organização da UVP e a qualidade dos palestrantes nos proporcionam um ambiente rico para a aprendizagem. Além da busca pelo conhecimento, estar aqui, representando Goiana, também é importante politicamente, pois

Pai é preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 3 anos

  Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha, de três anos, na última sexta-feira (25) em João Pessoa. Segundo a delegada Wladia  Holanda, o caso foi descoberto pela diretora da creche onde a menina estuda. Ao dar banho na criança, a mulher percebeu que a a menina estava com as partes íntimas avermelhadas. O homem foi preso na creche onde a criança estuda, no bairro do Geisel. A delegada disse ainda que o laudo pericial comprovou os abusos e que houve conjunção carnal. O pai foi autuado em flagrante e deve passar por audiência de custódia. 

Divulgação: Restaurante Ágape

 

Goiana foi vencedora no prêmio band cidades excelentes

A Prefeitura de Goiana, conquistou a premiação   Band Cidades Excelentes na categoria de governança, eficiência, sócio econômico, ordem pública e transparência. O Prêmio Band Cidades Excelentes incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

Homem desaparecido é encontrado desorientado às margens de rodovia

  Um homem, que estava desaparecido, foi encontrado, na manhã deste sábado (26), às margens da BR-361, em um trecho localizado entre Patos e Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba.  Conforme a Polícia Militar informou ao Notícia Paraíba, a vítima, identificada como Sebastião Alcionan Barbosa Pires e conhecida popularmente como "Nanam", foi localizada desorientado à beira da estrada, durante uma troca de turno entre guarnições escaladas para serviço na cidade de  Coremas. Com isso, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para encaminhar o homem, de 57 anos de idade,  ao Hospital Regional de Patos. Nanam é natural de Catingueira e estava desaparecido desde dessa quinta-feira (24).