Coluna LITORA SUL todo domingo no Jornal Correio da Paraíba. Sucesso em todo estado!

PARAÍBA Litoral Sul 22.09.13

Responsável: Kátia Pinheiro
Redação e Produção: Joelma Alves e Luiz Cláudio

Pelas Redes Sociais  

Porfírio Luna – Empresário
A cidade de Pedras de Fogo está completamente abandonada. Cadê o prefeito desta cidade.

Letícia Felipe – Estudante
Essas prefeitura do litoral sul deveriam se unir e investir mais no esporte, criar um campeonato em parceria.

Destaques da Semana
01 - O deputado e presidente estadual do PEN, Ricardo Marcelo participou da reunião de lideranças da legenda na Câmara Federal, em Brasília, e foi eleito presidente do Conselho Nacional Deliberativo do partido. O Conselho também conta com integrantes do PEN de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal. Todas as decisões que serão tomadas pela legenda passam pela entidade. "Nós vamos nos esforçar cada vez mais para fortalecer o PEN em todo o Brasil. Esse é um partido que tem projetos concretos e visa promover transformações na vida dos brasileiros", pontou o deputado.

02 - O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN) ao alfinetou a obra construída pelo Governo do Estado, no bairro do Grotão - a Via Perimetral Sul, que visa urbanizar e pavimentar os trechos que ligam a BR-101 a PB-008. O trecho está sendo construído com o objetivo de desafogar o trânsito na Capital do Estado, mas para o ex-prefeito da Capital a obra tem ‘outros objetivos’. Urbanístico, Agra disse que a perimetral sul visa ‘muito mais o acesso ao Centro de Convenções, que é do Estado, do que contribuir para o trânsito e o trafego na Capital’.

03 - Com o pedido de instalação da CPI do Jampa Digital, protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado Gervásio Maia, está nas mãos dos demais parlamentares a responsabilidade de trazer à tona mais verdades sobre o escândalo que mancha o nome da Paraíba. Recentemente, o Fórum dos Servidores e outras entidades de movimentos sociais e sindicais subscreveram e protocolaram, junto à Mesa Diretoria da ALPB, pedindo a instalação da CPI.

SOCIEDADE:
O Estudante de jornalismo Icaro Costa que faz aniversário dia 26 e o apresentador Victor Freitas

Ex-prefeito de Conde Aluisio Régis em encontro com amigos e familiares na Pousada da Conchas

Encontro das vices prefeitas -  Sandra Ribeiro do Conde e Dani Pereira de Pitimbu

Atendimento      
O laboratório de próteses de Alhandra que começou a operar no início de abril contabiliza números bem positivos de atendimentos nos primeiros cinco meses de trabalho. O laboratório é considerado uma das grandes ações da Prefeitura de Alhandra, na área de saúde, que beneficia diretamente a população do município e região. Nesse período foram realizados mais de 400 atendimentos e beneficiadas mais de 170 pessoas com a entrega de próteses.

Dia do Evangélico
O vereador Irmão Fred (PHS) comemorou  a aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Caaporã do seu projeto de leia, que institui o Dia do Evangélico na cidade. Agora todos os anos, no dia 26 de dezembro,a partir desse ano os evangélicos de Caaporã terão comemorações alusivas ao seu dia. Segundo o vereador Irmão Fred, autor da propositura, entendendo a importância que o segmento evangélico tem junto a cidade e por ser também Evangélico, nada mais justo que reconhecer o trabalho desenvolvido por tão importante movimento, criando um dia que a religião terá ainda mais destaque.

Encontro         
A Prefeita Tatiana Corrêa se reuniu com a Secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, para tratar de temas de interesse de nossa da cidade. Tatiana estava acompanhada do Secretário de Planejamento do Município, Leo Carneiro, que detalhou para Aracilba as principais necessidades do Conde. A secretária de estado prometeu analisar as reivindicações e em breve boas noticias para os condenses serão anunciadas.

Orçamento Cidadão        
Leonardo Barbalho, prefeito de Pitimbu, e sua equipe de governo se reuniram com a população em audiência publica para construção do PPA (Plano Plurianual) referente ao período de 2014/2017. A intenção é abrir espaços e dar a oportunidade para que a população de cada região administrativa apresente as demandas e participe da definição de prioridades sobre o que o governo deve realizar nos próximos quatro anos. O PPA é uma ponte entre as idéias do povo e a política pública. Assim que o plano for concluído, o prefeito remeterá à Câmara de vereadores, onde será apreciado, discutido e votado o referido projeto de lei até o fim do ano.

Pioneirismo
As Secretarias de Saúde e Educação de Caaporã promoveram uma ação pioneira no estado, com a finalidade de identificar através de exames detalhados, cardiopatia congênita em alunos das escolas municipais da cidade, com idades entre 7 a 14 anos. De acordo com a primeira-dama, Ivanilda Sousa a ação trata-se de um rastreamento para identificar crianças com cardiopatia congênita. Os resultados dos exames serão analisados em Recife, em seguida um mutirão de ecocardiograma será realizado. Caaporã foi selecionada como 'cidade piloto' e única inserida neste programa que salvará muitas vidas.

Visita do governador       
O governador Ricardo Coutinho prestigiou o desfile cívico estudantil da cidade do Conde. Recepcionado pela prefeita Tatiana Corrêa, ex-deputado Genival Matias, secretários municipais, vereadores e populares, ele assistiu ao desfile, inclusive fotografando algumas das apresentações das 23 escolas, que este ano trabalharam tendo como tema central as origens do município. Os índios Tabajaras, primeiros habitantes da região, abriram o desfile. Ricardo Coutinho parabenizou a prefeita Tatiana e sua equipe pela realização “de um grande e belo desfile cívico” nos seus 50 anos de emancipação política.

Soltando o verbo

O prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho declarou que está totalmente decepcionado com o governador Ricardo Coutinho. Segundo o prefeito, para o Governo do Estado da Paraíba, Pitimbu não existe e até parece que não pertence a Paraíba. "Acho que o governador pensa que Pitimbu pertence a Pernambuco, pois se esqueceu de nossa cidade e até agora nada fez pelo bem da nossa população. Estou decepcionado com a falta de compromisso de Ricardo Coutinho com nossa cidade", disse o gestor pitimbuense.

Comentários