Inflação do aluguel perde força no início de agosto

IGP-M passou de 0,26% em julho para 0,13% no mês seguinte.

 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos, variou 0,13% na primeira prévia de agosto, segundo mostra a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (8). Para o mesmo período de apuração do mês anterior, a variação fora de 0,26%. No ano, o indicador acumula alta de 2,14% e, em 12 meses, de 3,83%.

O Índice de Preços ao Produtor  Amplo (IPA), usada no cálculo do IGP-M, registrou variação de 0,15% contra 0,21% no mesmo período de julho.

Também usado no cálculo do índice geral, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou variação negativa de 0,04%, contra alta de 0,04% na apuração anterior. Seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo vestuário (de 0,66% para -1,51%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que também entra no cálculo, variou 0,33% no início de agosto - na primeira semana de julho, ficara em 1,01%.
G1.

Comentários