PF vai abrir inquérito contra a Telexfree

Determinação foi do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Empresa é acusada de ser a maior pirâmide financeira da história do Brasil e está impedida de fazer pagamentos à inscritos no negócio

 Além de ser impedida de fazer pagamentos a cerca de 450 mil inscritos, a Telexfree também será alvo de um inquérito pela Polícia Federal (PF). Nesta segunda-feira (8) à tarde, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a PF investigue a empresa Ympactus Comercial, acusada de ser a maior pirâmide financeira da história do Brasil.
Desde janeiro, a empresa já é alvo de procedimento administrativo instaurado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). O procedimento é fruto de várias denúncias de Procuradorias do Consumidor (Procons) dos Estados e do Ministério Público do Acre.
Segundo o Ministério da Justiça, levantamento prévio de órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central, Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) apontou indícios de crime contra a economia popular, esquema de pirâmide financeira e até suspeita de evasão de divisas.
Em sessão ocorrida nesta segunda-feira, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) confirmou decisão anterior impedindo o pagamento aos beneficiários da Telexfree.
Além disso, a empresa também está impedida de arregimentar novos interessados e os bens dos proprietários permanecem bloqueados. A sentença vale para todo o Brasil. Cabe recurso no TJ-AC ou em instâncias superiores como no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Após as sucessivas derrotas na Justiça, membros da Telexfree realizaram protestos e encaminharam reclamações ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao STJ. Foram aproximadamente 33 mil reclamações nos dois órgãos.
Existem hoje pelo menos sete empresas sendo investigadas em todo o Brasil acusadas de participaram de esquemas de pirâmides financeiras semelhantes.
Ig.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento