Eduardo Varandas deixa o cargo de procurador –chefe do Trabalho da Paraíba

Assume o cargo o procurador Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha

 A partir deste sábado, 1º de junho, o procurador Eduardo Varandas deixa o cargo de procurador-chefe do Trabalho na Paraíba. A vaga será ocupada pelo procurador Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha.
A gestão de Eduardo Varandas foi marcada por amplas reformas na estrutura interna do Ministério Público do Trabalho e na humanização do atendimento ao trabalhador. O procurador permaneceu na chefia por dois anos e cinco meses. Gadelha, atual procurador-chefe adjunto, passa a assumir a chefia por igual período. Na Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região não são realizadas eleições para chefia, sendo o cargo ocupado através de sistema de rodízio.
“Reformulamos o conceito de atendimento ao cidadão. Na verdade, criamos um núcleo para recepção de denúncias, com instalações humanizadas para que o trabalhador possa sentir-se melhor acolhido. Retiramos birôs e balcões e fizemos uma sala de estar, exatamente para demonstrar aos que batem à nossa porta que são bem-vindos e serão ouvidos”, disse Varandas.
Ainda em relação às reformas físicas, houve ampliação dos gabinetes dos membros para comportar as assessorias a serem criadas. “Implantamos refeitório climatizado para servidores e terceirizados. Renovamos a frota de veículos do órgão, com padronagem institucional. Criamos o projeto piloto dos terminais de autoatendimento, onde o trabalhador poderá fazer denúncias, acompanhar os feitos que tem interesse, fazer sugestões e críticas e avaliar o atendimento da Procuradoria. Instalamos rede wi-fi em todas as unidades do órgão, inclusive para visitantes. Agora, os advogados têm uma sala especial para atenderem seus clientes reservadamente. Para recuperar a memória da PRT13, revitalizamos a galeria de procuradores-chefes e criamos a de diretores regionais. Para maior segurança de servidores e membros, implantamos controle de entrada e saída de pessoas, com registro eletrônico visual”, enumerou.
Nova gestão
O procurador Cláudio Gadelha anunciou que fará um amplo diagnóstico para identificar os principais problemas a enfrentar de forma imediata, que servirá de base para a execução de ações estratégicas.
“Trata-se de dois momentos distintos: no primeiro, ouviremos a sociedade paraibana, os trabalhadores, os empregadores, entidades e órgãos públicos que compõem todo o complexo das relações de trabalho. Queremos saber quais os principais problemas que temos que enfrentar de forma imediata. Entendemos que não é possível, diante de um complexo legislativo tão denso e consistente como é a legislação trabalhista, com a existência de órgãos extremamente especializados na área, como Justiça do Trabalho, Ministério Público e Ministério do Trabalho e Emprego, ainda tenhamos situações de trabalho degradante em nosso estado; de chaga da exploração sexual infanto juvenil, do desprezo à dignidade da pessoa humana, mediante a exploração do trabalho a preço vil, entre outras situações que nos chocam, a exemplo de mutilações e mortes de trabalhadores em pedreiras, exploração de minérios, construção civil e outras atividades em que o Estado ainda precisa estar presente. Feita essa análise, ações estratégicas serão entabuladas num segundo momento, isso com parceiros da primeira hora, pois este será o tempo em que os resultados serão evidentes na melhoria das condições de vida do trabalhador nas relações de trabalho”, explicou.
Gadelha também anunciou a construção de nova sede para a Procuradoria do Trabalho no Município de Campina, capaz de atender melhor às demandas, e outra para a PTM de Patos, que ainda funciona em imóvel alugado.
da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata