RADAR POLÍTICO 365


ONU se preocupa com ameaças


Ban Ki-moon se mostrou "decepcionado" com restrições que afetam trabalhadores sul-coreanos

 O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta quinta-feira (4) estar "profundamente preocupado" com a escalada da retórica da Coreia do Norte, em uma entrevista coletiva em Mônaco.
Ban disse estar "decepcionado e preocupado" com as restrições que afetam os funcionários sul-coreanos que trabalham em Kaesong e afirmou que espera "sinceramente que a medida fique sem efeito o mais rápido possível".
A União Europeia pediu à Coreia do Norte que não aumente a tensão e defendeu um compromisso a favor da paz e segurança, depois que o país advertiu que o Exército tem a autorização final para executar um ataque contra os Estados Unidos, utilizando eventualmente armas nucleares.
Em um comunicado, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, criticou o anúncio da Coreia do Norte de retomar a atividade do reator nuclear da central de Yongbyon.
A Coreia do Norte bloqueou nesta quinta-feira o acesso de centenas de funcionários sul-coreanos ao complexo industrial de Kaesong pelo segundo dia consecutivo.
Pyongyang ameaçou inclusive retirar os 53 mil funcionários de Kaesong, "se as marionetes sul-coreanas e os meios conservadores continuarem nos denegrindo", segundo um comunicado do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia, uma agência do governo responsável pela propaganda.
Filha de ditador e com fama de autoritária, presidente sul-coreana endurece com a Coreia do Norte
O complexo de Kaesong, preciosa fonte de divisas para a Coreia do Norte, foi inaugurado em 2004 com a vontade simbólica de estabelecer uma cooperação entre as duas Coreias.
Dos 861 sul-coreanos presentes em Kaesong na quarta-feira, 33 deixaram o local à tarde, mas centenas decidiram permanecer para garantir o bom funcionamento das empresas.
O local, onde trabalham 53 mil norte-coreanos, sempre permaneceu aberto, apesar das repetidas crise na península, com exceção de um dia, em 2009.

R7.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Novo áudio reforça suspeitas de irregularidades na coleta de lixo em Caaporã

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa