População do Vale do Sabugi sofre há 15 dias com a falta de abastecimento de água


Situação é mais complicada nas cidades de Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi

Principal manancial do município de Santa Luzia está quase seco (Crédito: Vale FM)
Nesta sexta–feira (22) é comemorado o Dia da Água, no entanto, a população dos municípios que compõem o Vale do Sabugi não tem muito que comemorar. É que há exatos 15 dias falta água nas torneiras. O problema? Uma interrupção parcial na rede de transmissão da adutora Coremas/Sabugi. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), vândalos teriam danificado pontos da adutora.
Segundo informações de moradores da região, os “vândalos” em questão, seriam pequenos produtores rurais, que sem água e vendo a tubulação da adutora passar em frente das suas propriedades, terminam por quebrar a mesma em busca do líquido "mais precioso".
A situação é mais complicada nas cidades que, atualmente, dependem exclusivamente da adutora, a exemplo de Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi, que estão com seus mananciais locais secos.
A demora na resolução do problema tem prejudicado por demais a população. Nas redes sociais on-line, os moradores da região postam fotos e comentários lamentando a falta de água nas torneiras que perdura por vários dias. A situação é tão caótica que já beira à revolta de algumas que cobram uma solução imediata do poder público.
Em Santa Luzia, por exemplo, a população cobra da prefeitura local a reativação da rede de poços que, por um tempo, abasteceu o município. O principal manancial da cidade está com apenas 9,6% do volume total, segundo levantamento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Moradores de Santa Luzia buscam água no fundo de açude seco (Crédito: Blog de Sidney Locutor)
única solução para os moradores de Santa Luzia e dos demais municípios atingidos tem sido a compra de água junto a empresários da região, que lucram nesta época de seca com a comercialização de água potável.
A Companhia e Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou, via comunicado, que a normalização no fornecimento de água nas cidades abastecidas pela adutora Coremas/Sabugi ocorreria no final da tarde desta quinta-feira (21). No entanto, até agora o problema persiste.
Outros municípios prejudicados
Além dos municípios do Vale do Sabugi, a Cagepa informou que o problema também ocorre nas cidades de São Bentinho, Malta, Condado, São José de Espinharas, Patos, São Mamede, Quixaba, Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, Passagem, Assunção e Salgadinho, além do distrito de Santa Gertrudes.
No caso de Patos, a cidade ainda tem o suporte de água da barragem de Capoeira, mas mesmo assim ainda falta água nas partes mais altas.

Ângelo Medeiros

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata