Ministro garante entregar 200 km de canais em 2014


Auxiliar de Dilma visita obras com comitiva de senadores

  |    |    
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu nesta sexta-feira (08) ao Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que em dezembro do ano que vem os primeiros 200 km de canais da obra de transposição de águas do Rio São Francisco ficarão prontos. Fernando Bezerra, Vital do Rêgo e outros senadores estão em visita às obras de transposição desde ontem (07), numa ação de fiscalização e acompanhamento do cronograma das obras.


Segundo Vital, o Ministro garantiu que, até o final de 2014, 100 km do Eixo Norte e 100 km do Eixo Leste estarão prontos. Nos dois dias de visitas, a comitiva esteve nos canteiros de obras da transposição em São José de Piranhas, Salgueiro e Cabrobó.


Vital, que preside a Comissão Especial Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco – CTESFRANCISCO, fez a viusita em companhia do Ministro Fernando Bezerra e dos senadores que compõem a comissão: Cícero Lucena, Humberto Costa e Inácio Arruda. Cássio Cunha Lima, também membro da comissão, não participou porque está em missão oficial do Senado na Antártida.


A comitiva visitou os túneis Cuncas I e II. “É um conjunto que representa a maior extensão de túneis para transporte de água da América Latina e irá interligar Ceará e Paraíba. Tem túneis com 15 mil metros de extensão, 4 mil, 2 mil e outros, com larguras que chegam a dez metros de altura por dez metros de largura”, afirmou Vital.


Esse conjunto de túneis, que compõem o Eixo Norte da Transposição, receberá um volume que corresponde a uma altura de 7 metros de águas, que irão desaguar no Rio Piranhas. “Considero a transposição uma obra de desafio do homem, vencendo os obstáculos impostos pela natureza. O homem, de forma inteligente, com a ajuda da engenharia, está vencendo estes obstáculos”, afirmou o Senador paraibano.


Recuperação do Engenheiro Ávidos – Durante a visita, Vital recebeu de uma comitiva de vereadores de cidades da região de Cajazeiras uma reivindicação para que o Governo Federal faça a recuperação do Açude Engenheiro Ávidos, que está com rachaduras que poderão comprometê-lo, sobretudo quando vierem as águas da transposição.


“Imediatamente despachei com o Ministro, ali mesmo no canteiro de obras, e ele nos garantiu a recuperação do açude, que é um dos mais importantes do complexo da transposição e o primeiro que irá receber as águas, na Paraíba”, afirmou o Senador.


Vital destacou a capacidade técnica do Ministro Fernando Bezerra que, segundo ele, é um profundo conhecedor da Transposição. “O Ministro tem conhecimento de causa em relação a esta obra e veio acompanhar a comissão com muita disposição para participar da vistoria e nos dar todas as informações que precisávamos”, destacou o Presidente.


“Seca braba” - Vital disse ter ficado impressionado com os efeitos da seca na região visitada por ele e comitiva. “Fiquei muito impressionado com o quadro que vimos no semiárido, principalmente na região de Cajazeiras, que já deveria ter recebido chuvas, considerando que a quadra chuvosa no semiárido brasileiro vai de fevereiro a maio. Mas a seca aqui está braba”, afirmou.


Ele disse que o que se viu na região foi o que os especialistas consideram a ‘seca verde’. “Você vê o verde nas copas dos arbustos, mas o solo continua árido e seco. Mais do que nunca esta obra tem que sair”, finalizou Vital do Rêgo.


Assessoria de Vital do Rêgo 

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata