Coluna LITORAL SUL todo domingo no Jornal Correio. Sucesso em todo estado!



Edição Litoral Sul 23.02.13


Responsável: Kátia Pinheiro
Redação e Produção : Luiz Cláudio e Joelma Alves

Frase:    
“Hoje eu não dependo da política, sou um homem rico graças a Deus". 
Marcelo Rodrigues (PMDB), prefeito de Alhandra

Beleza:  
Charme e descontração da estudante Dayana Farias

Sociedade:  
As primas Ana Tarcila e Bianca Lopes curtindo os agitos do litoral sul da Paraíba

Júnior Lins e Estela Souto curtindo as beleza da praia de Jacumã

Protesto   
As entidades do Fórum dos Servidores realizaram manifestação nas galerias da Assembleia Legislativa na última segunda-feira (18). O Governador Ricardo Coutinho não compareceu à sessão de abertura do ano de atividades da Casa, sendo representado pelo vice-governador Rômulo Gouveia, que foi vaiado ao ler o Pronunciamento do Governador. Na ocasião, o deputado Trócolli Júnior pediu que os manifestantes fossem mais brandos em seu protesto, pois Rômulo Gouveia não é o governador Ricardo Coutinho e, por isso, a situação é bem diferente. Trócolli também saudou os servidores nas galerias, no nome do Sindifisco-PB.
Protesto II
Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba, todas as citações feitas sobre as ações do Governo de Ricardo Coutinho foram respondidas com vaias pelos servidores públicos inconformados com o reajuste salarial dessa ano de 3% e do ano passado, que ficou abaixo da inflação. Das galerias da Casa, os manifestantes encerraram o protesto cantando o hino do Bloco carnavalesco Quero Morar na Granja: “Mamãe eu quero, mamãe eu quero, na Granja eu quero morar; lá tem lagosta e camarão e farinha láctea...”, música que relembra os gastos excessivos na Granja Santana, residência oficial do Governador, conforme relatório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
Revolta
A empresária pernambucana Ana Luiza Mendonça, proprietária do restaurante Canyon, na praia de Coqueirinho, no município do Conde, revelou que está renegando o Titulo de Cidadã Paraibana recebido por propositura da deputada Iraê Lucena, em protesto contra a decisão da Sudema de mandar derrubar seu estabelecimento que fica na beira–mar. “Depois de investir anos e anos começando pelo Bargaço até chegar aqui. Somente a decisão de ir embora pode testemunhar o quanto o governo não respeita os investimentos suados de quem adotou a Paraíba como berço”, declarou Ana.

Bloqueio do FPM
A cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao dia 20 de fevereiro da Prefeitura de Pitimbu foi bloqueada em razão do não recolhimento da contribuição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012. Com a prefeitura de Alhandra aconteceu o mesmo problema e, surpreendentemente, pelo mesmo motivo.

Chuvas
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informa que as fortes chuvas que caíram no estado chegaram a 78 municípios no litoral, agreste e sertão paraibano. De acordo com registro pluviométrico, a maior precipitação aconteceu em Alhandra com 109,3 milímetros de chuva.

Lixo
Binário quase pronto. Turismo em alta. Mas, os comerciantes se queixam da falta de coleta de lixo em Carapibus, no município do Conde. Depois de 20 dias de espera, eles se uniram para pagar pelo serviço, que deveria ser feito pela Prefeitura. "Estamos nos unindo e pagando para um caminhão levar o lixo daqui, pois é uma vergonha deixar que os turistas vejam um amontoado de sujeira que só junta insetos e ratos. Estamos fazendo o trabalho da prefeitura e o pior de tudo é que não temos nenhuma explicação", disse um dono de pousada.

Declaração
O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues (PMDB), recentemente foi entrevistado na Rádio Correio FM, em João Pessoa. Ele declarou que construiu um patrimônio graças a muito esforço. O gestor revelou que é rico e não depende de prefeitura para sobreviver. "Vim da pobreza e trabalhei muito para ter tudo que eu tenho. Hoje eu não dependo da política, sou um homem rico, graças a Deus", disse o atual gestor. O prefeito confirmou que existe alguns parentes seus em sua gestão por serem pessoas competentes e de confiança.

Crise no governo   
Repercute na região a matéria publicada pelo site “Jampa News”. Segundo a notícia, uma briga familiar envolvendo a prefeita Tatiana Correia (PTdoB) e parte dos herdeiros da falecida Jeranil Lundgren expuseram as chagas administrativas da gestão condense e um festival de ações transbordou do seio familiar para o domínio público.

Tudo começou com a venda recente de um lote em Tabatinga, envolvendo o nome da secretária de Habitação do município, Rosely Guedes Barbosa, e a tabeliã Marilene, que além de esposa do auxiliar da Prefeitura é tabeliã do cartório, onde seriam tramadas as investidas contra o patrimônio da falecida Jeranil. Escrituras públicas e outros documentos seriam produzidos dentro do cartório e averbados por Marilene como comprova a documentação encaminhada ao portal pelos herdeiros prejudicados.

A documentação aponta para a omissão da prefeita que, em vez de acionar a Justiça para se ressarcir dos danos causados por Rosely e Marilene, como fizeram os demais herdeiros, preferiu prestigiá-la e nomeá-la secretária de Habitação em sua gestão, atitude que causou perplexidade e revolta nos irmãos de Tatiana Correia. Mais detalhes da matéria podem ser conferidos no sitewww.jampanews.com

Comentários