CEGA E MUDA


foto
Marcos Tavares
Mitologicamente Têmis, a deusa da Justiça é representada com uma venda nos olhos, simbolizando que a Justiça é cega e a todos atinge com a mesma brevidade e equalidade. Temos a nítida impressão que, além de cega, a Justiça é um tanto quanto muda pois em todos os problemas que envolvem membros do Judiciário faz-se um silêncio tumular. Não se fala de números, nomes, valores, corre tudo num secretíssimo segredo que é negado ao cidadão comum. No caso recente dos precatórios pagos em excesso segundo cálculos do CNJ não aparecem os beneficiados, sejam eles do Judiciário ou não.
Se o TJ usa esse método para preservar a imagem pura da Justiça, ele erra. Ao não declinar nomes, deixa que a suspeita recaia sobre todo o conjunto, atingindo assim inocentes e culpados e manchando uma instituição que é o último resguardo dos brasileiros. O próprio CNJ alega que não houve má fé, mas sim erros de cálculos. Mais um argumento em favor dos nomes e dos valores, já que isso não arrasta reputações pela lama nem Pope sobre suspeita os trabalhos do Tribunal.
Essa cultura arraigada em países do Terceiro Mundo de jogar para debaixo do tapete toda a sujeira ou as suspeitas de sujeira é maléfica. Enquanto o cidadão do cotidiano tem seu nome exposto e fotos divulgadas na imprensa, os detentores de cargo têm seus segredos protegidos, suas transações encobertas municiando o arsenal de boatos que se espalha como fogo em monturo e cresce cada vez que a versão real do fato é omitida em função da preservação de pessoas ou entidades.
Novos e Velhos
Marina Silva funda um novo partido sobre os escombros do PV que não “colou” no Brasil ainda pouco preocupado com questões ambientais. Independente do novo partido de Marina dar certo ou não, ele já é um equívoco. Não precisamos de novos partidos, precisamos de novas práticas.
O PT, por exemplo, que veio como o guardião da moralidade, hoje é o partido mais sujo do Brasil. Ele não espalhou novos métodos, mas assimilou os antigos e os aperfeiçoou.
Pluralidade de partidos não é condição para democracia. Quando todos agem da mesma maneira, ao contrário, eles destroem o regime.

Besteirol
Fosse vivo, Stanislaw Ponte Preta com certeza colocaria esse projeto de Wilson Filho que proíbe cenas de cigarro e bebidas alcoólicas na TV.
Meu caro Wilson, mais de metade da programação de nossas TVs é de enlatados importados, onde cigarro, sexo e bebidas abundam.
Por acaso, o deputado acha que os grandes estúdios internacionais vão aceitar essa magistral peça de censura inútil?
Conquista
Apenas alguns hackers, feras da informática, conseguem entrar no sistema Jampa Digital.
O acesso a esse canal de internet é uma prova de paciência e habilidade virtual.
Vai e Vem
Cartaxo vai prestigiar a abertura do ano legislativo na Câmara e já tem discurso pronto. Coutinho, por dois anos seguidos evita a Assembleia.
Cartaxo tem maioria. Coutinho não tem.
Deletando
A ex-candidata à Prefeitura de Campina Grande Tatiana Medeiros diz que não foi derrotada.
Por favor, alguém avise isso ao TRE para que seja dada posse à moça...
Ocupando
“Bola” Targino ultimando os preparativos do Parahyba Hotel Shopping com lojas e praça da alimentação.
Será uma iniciativa decisiva para preocupação daquele local histórico.
Deselegância
Ativista ou não, perseguida ou não, a blogueira Yaoni Sanchez era uma convidada no Brasil.
Logo foi deselegante ela sugerir comportamentos diplomáticos ao nosso governo.
Saideira
Raúl, o Castro, eleito para novos cinco anos de ditadura, avisa que vai deixar o poder após esse tempo.
Como o Papa já renunciou, fica apenas nossa FPF eternizada.
Frases...
Virgindade - Vai chegar um tempo que virgem mesmo só o azeite de oliva.
Pecadilhos - Celebrou quatro missas e foi apanhado pelo bafômetro.
Envenenando - Veneno. Evite o primeiro gole.

Comentários