DANÇA DAS CADEIRAS: suplente revela articulações para tomar posse na Assembleia; mais jovem parlamentar pedirá licença para tratar da saúde

DANÇA DAS CADEIRAS: suplente revela articulações para tomar posse na Assembleia; mais jovem parlamentar pedirá licença para tratar da saúde
DANÇA DAS CADEIRAS: suplente revela articulações para tomar posse na Assembleia; mais jovem parlamentar pedirá licença para tratar da saúde

De olho numa cadeira na Casa de Epitácio Pessoa, o primeiro suplente e ex-prefeito da cidade de Cuité Oswaldo Venâncio Filho, o popular Bado (PMDB), confirmou em entrevista ao PB Agora nesta segunda-feira (19) que estará assumindo a titularidade na Assembleia Legislativa da Paraíba nos próximos dias em substituição ao deputado Caio Roberto (PR) que pedirá licença para ajudar o aliado.

Bado contou que aguarda a recontagem dos votos por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o deputado Carlos Dunga (PTB) assuma a titularidade e consequentemente ele assuma a primeira suplência da coligação PSL-PR.

“Como existe um sistema de rodizio muito grande entre os deputados Tião Gomes, Anibal Marcolino e Caio Roberto com certeza iremos chegar a Assembleia graças à coligação. Anibal acabou a licença agora e o Caio Roberto estará pedindo licença por motivos de saúde”, revelou Bado.

Segundo o político com atuação no Curimataú paraibano, sua situação jurídica é extremamente tranquila, pois segundo ele o TSE negou pedido da renuncia da ação que solicitava pedido de retirada da sua condição de ser suplente da coligação.

“Agora que foi deferido o pedido de registro da minha candidatura e consequentemente ocorra à totalização dos votos, pois a renuncia é um ato unilateral e estamos aguardando a legitimidade eleitoral e meu registro foi deferido mudando a composição da Assembleia da Paraíba”, pontuou.

 Bado também salientou que após a totalização dos votos procurará Caio Roberto para oficializar a ascensão à titularidade.

ENTENDA O CASO:

Em 2010, Bado disputou o cargo de deputado estadual, mas como teve a candidatura impugnada devido a então nova Lei da “Ficha Limpa”, e seus votos não foram computados. Seus votos serão validados, o que mudará o coeficiente eleitoral e acarretará a mudança na AL, com o deputado Genival Mathias (PTdoB) perdendo a vaga para o suplente de senador, Carlos Dunga (PTB).

Após as eleições de 2010, Bado chegou a mover uma nova ação desistindo de seu recurso, mas na última terça-feira o ministro Arnaldo Versiani, em decisão monocrática, negou provimento à ação de Bado e pediu pauta para o RO 436006 ser julgado em plenário hoje (08).

Versiani rejeitou o pedido de desistência de Bado, com base no entendimento do próprio TSE de que após a realização das eleições o candidato não pode desistir do recurso, justamente porque o deferimento ou não do registro poderá interferir no quociente eleitoral. Carlos Dunga e Bado aguardam a totalização dos votos para serem oficializados deputado e primeiro suplente, respectivamente.


Henrique Lima

PB Agora 

Comentários