RADAR POLÍTICO 365


MP discute ações para evitar prejuízos para os consumidores na greve dos bancários


Assessoria
Nesta terça-feira (18), começa a greve dos bancários em todo o país. Para evitar prejuízos aos consumidores o Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria do Consumidor de João Pessoa, promoveu nesta segunda-feira uma audiência com os Procons Estadual e Municipal e com o Sindicato dos Bancários da Paraíba para conhecer as ações da categoria. Segundo o promotor Glauberto Bezerra, os órgãos de defesa vão solicitar aos bancos a manutenção dos caixas eletrônicos abastecidos e a suspensão da compensação dos cheque pré-datados durante o período da greve.
"A greve é legal, estão sendo reivindicados direitos como o direito à segurança, dignidade da pessoa humana. Vamos agora chamar os bancos para discutir a questão dos cheques custodiados ou pré-datados e a manutenção dos caixas abastecidos. Caso o consumidor não encontre caixa com dinheiro deve denunciar aos Procons e ao Ministério Público para tomarmos as medidas cabíveis", disse.
Segundo o presidente do Sindicato, Marcos Henriques garantiu que os saques serão mantidos e os trabalhadores não serão prejudicados. Quanto aos depósitos, ele explicou que os gerentes das agências desabilitam as máquinas para não receberem os depósitos. Ele também pontuou a necessidade de que tarifas cobradas pelos bancos estejam bem visíveis na entrada das agências.
O diretor de Relações Intersindicais do Sindicato dos Bancários, Francisco de Assis Chaves, informou que, após a greve, se o cliente tiver problemas com taxas, tarifas bancárias, juros e o nome negativado no Serasa ou SPC, tem o direito de pedir a correção administrativa na sua agência. Caso não tenha sua solicitação atendida deve recorrer ao Procon ou ao MP.
Greve
Francisco de Assis Chaves disse ainda que as principais reivindicações são a contratação de mais funcionários, a reposição salarial de 10,25% e o piso salarial do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). "Nós do movimento entendemos que a greve não é contra a população, mas contra os bancos", asseverou.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Prefeitura de Goiana vistoria obras da Policlínica Nossa Senhora da Vitória e do Complexo da Feira Livre

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Prefeitura de Goiana inaugura Orla da Impoeira e Praça João Pessoa no Centro do município

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Construção da ponte entre Alhandra e Caaporã avança após solicitação do deputado Branco Mendes