Edição deste Domingo (03) da Coluna LITORAL do Jornal da Paraíba‏


Edição deste domingo, 03 de Junho de 2012

No Polêmica – Repercutiu...
A entrevista da secretária de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ariane Sá, ao Polêmica Paraíba, repercutiu em todos os meios da política e da sociedade da Grande João Pessoa. Ela rebateu a denúncia de que a Prefeitura estava jogando material e fardamento escolar no lixo, dizendo que o material teria sido violado por um grupo de vândalos. Sobre o fardamento, Ariane afirmou que seria destinado à merendeiras, era produto defeituoso, e que seria avaliado por uma lavanderia que escolheria o processo de lavagem adequado para a utilização e aproveitamento dos uniformes. “Infelizmente invadiram a escola e atrapalharam o processo”, disse.
Na Capital
O desembargador Márcio Murilo, do Tribunal de Justiça, mandou ouvir representantes do governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Futura Administração de Imóveis e do Fain sobre o caso da permuta do terreno da Acadepol. Ele é o relator de um agravo de instrumento movido pelo advogado Edir Mendonça, com pedido de liminar, para suspender a lei nº 9.437/2011, que autoriza a troca de terrenos.
Na Capital II
Márcio Murilo decidiu só analisar o pedido de liminar após ouvir as partes. “Reservo-me para apreciar o pedido de liminar após a oferta de contrarrazões pelos agravados”, destacou o magistrado. O agravo de instrumento tenta derrubar a decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que negou o pedido de suspensão da lei.
Terminal de Integração
A Prefeitura de João Pessoa inaugurou um novo terminal de integração. Ele foi instalado na antiga União dos Servidores Municipais (USM), na rua Washington Luís, em frente ao mercado público do bairro Bessa, para facilitar o acesso dos usuários. Com amplo espaço para embarque e desembarque, o terminal também conta com bancos para os usuários, bebedouro e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.
Terminal de Integração II
O prefeito Luciano Agra e os empresários de transporte coletivo inaguraram o novo Terminal no Bessa, que vai atender as linhas 601 – Bessa/Manaíra Shopping (Transnacional) e 603 – Bessa/Bessa Shopping. O novo equipamento também servirá, posteriormente, para integrar as linhas 5103 - Poço e 5104 – Jacaré/Intermares de Cabedelo com as linhas 601, 603 e 513 do sistema de João Pessoa, por meio do Terminal do Bessa.
BELEZA. A jovem Alana Baracahy de Cabedelo é estudante de Turismo
SOCIEDADE. O jovem casal Eliza Santos e David Bras marcaram a data do casamento que será em novembro
De olho
O Ministério Público enviou às promotorias de Justiça sugestão de recomendação a ser remetida aos prefeitos para orientá-los sobre às contratações de artistas e grupos musicais durante as festas juninas. O promotor José Raldeck de Oliveira realizou uma audiência com os prefeitos Zé de Oscar, da Baía da Traição; Adriano Barreto, Marcação; e, Magna Gerbasi, de Rio Tinto; para tratar do assunto. A recomendação tem como objetivo evitar o uso político dessas contratações, bem como a propaganda eleitoral fora de época e o desvio de dinheiro público para as eleições deste ano.
Porto de Cabedelo
A Paraíba exportou nos primeiros quatro meses deste ano cerca de US$ 92,5 milhões, um crescimento de 38% comparado ao mesmo período do ano passado, quando as exportações atingiram US$ 66 milhões. Na avaliação do presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, a indústria na Paraíba está produzindo mais, portanto, gerando mais emprego e renda. “Isto já é reflexo da atração de novas empresas e investimentos privados. A balança comercial mostra que nós estamos exportando mais”, comemora.
Nome do Pai
A Promotoria de Justiça de Bayeux entregou as primeiras certidões de nascimento com reconhecimento de paternidade feito de forma espontânea. A ação faz parte do projeto “Nome Legal”. No dia 11 de junho será realizado pela Promotoria de Bayeux num grande mutirão. É que já foi identificado que cerca de mil crianças que estudam em escolas municipais da cidade não possuem o nome do pai na certidão de nascimento.
Solução
Encontrar um local adequado para dar o destino correto ao “lixo”. É o grande desafio das cidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, no Litoral Norte. As três cidades, assim como os demais municípios brasileiros, têm até o início de agosto para implementar a política municipal de gerenciamento de resíduos sólidos; caso contrário poderão responder pelo descumprimento da Lei Federal que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O assunto foi discutido, entre os prefeitos e promotores de justiça da região.
Cidadã Condense
A secretaria de Educação do Município de Conde, Maria Elizete de Lima Melo, natural de Campina Grande, agora é “Cidadã Condense”. A cerimônia oficial para conceder o título ocorreu no plenário da Câmara Municipal esta semana. A solenidade se deu em reconhecimento ao trabalho que Elizete vem realizando por duas gestões consecutivas como titular da pasta da educação, na administração de Aluísio Régis. Ela é responsável, por exemplo, pela implantação da Universidade Aberta no município. Outro  destaque é o melhoramento da qualidade do ensino na cidade, que tem sido considerado pelo Ministério da Educação, o melhor da região metropolitana.
PT do Conde
Alguns membros do PT da cidade de Conde, insatisfeitos com as indefinições do Partido dos Trabalhadores na cidade, encaminharam à direção da legenda um documento que demonstra a intenção de apoio a pré-candidatura do PT do B de Conde, representado por Tatiana Lundgren Corrêa. Os filiados pedem que nas convenções do dia 10 de junho, os petistas decidam pela não candidatura do Padre Severino que já desistiu e voltou a disputa recentemente.
Definições
Em  recente reunião com cinco partidos de oposição em Pedras de Fogo, o pré-candidato a prefeito professor Dedé, do PSB, sugeriu o nome do presidente municipal do PT do B, Ailton Silva para compor a chapa como vice. A sugestão foi bem aceita pelos correligionários presentes no evento. As convenções deste mês de junho definirão o nome do vice do professor Dedé. “Essa decisão de compor a vice do professor Dedé, será levada a direção estadual, as definições e decisões serão tomadas junto com a cúpula do PT do B”, declarou Ailton Silva.
FORTALECENDO. O presidente estadual do PV, Sargento Dênis, ao lado da esposa Maristela
Reunião do PV
O presidente estadual do PV (Partido Verde), Sargento Dênis se reuniu no Conde com todos os 22 pré-candidatos a vereadores da legenda, na residência da pré-candidata a prefeita, Tatiana Corrêa, com objetivo de discutir ações para as eleições deste ano. Comemorando a semana do meio ambiente, o Partido Verde programou várias atividades e destacou a importância da preservação do meio ambiente para a população condense.

Responsável: Gutemberg Cardoso
Produtor: Luiz Cláudio

Comentários