RADAR POLÍTICO 365


ASSEMBLEIA RECEBE DUAS MEDIDAS PROVISÓRIAS


As Medidas Provisórias nº 194/2012 e nº 196/2012, do governo, já estão tramitando na Assembleia Legislativa da Paraíba, devendo constar da pauta de votação da próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Epitácio Pessoa. A MP 195 institui a Habilitação Social (carteira de motorista gratuita) e, a MP 196, autoriza o Poder Executivo a atualizar o vencimento do servidor do Grupo Ocupacional do Magistério.
As matérias foram publicadas no Diário do Poder Legislativo (DPL), edição desta quinta-feira (17), com as respectivas mensagens do governo. As matérias serão apreciadas e votadas nas comissões temáticas da Casa para, em seguida, ser votada em plenário, segundo informações prestadas pela Secretaria Legislativa da ALPB.
O Poder Executivo, na justificativa da MP 194 presente na mensagem governamental, informa que a Habilitação Social é um programa de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, cuja finalidade é possibilitar o acesso de pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação, gratuitamente, segundo prescreve o Artigo 1º da MP do governo.
O programa de que trata da Habilitação Social (MP 194) vai beneficiar cidadãos inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família, pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, alunos matriculados na rede pública de ensino no programa Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado, pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, e beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores.
Já a MP 196 tem o objetivo de assegurar aos servidores do Grupo Ocupacional do Magistério a percepção do Piso Nacional de Salário dos Professores, nos termos da Lei Federal nº 11.738/2008. Ainda na mensagem, o governo destaca que já vinha cumprindo desde janeiro de 2011 o valor definido pela referida lei federal, mas deseja, com a MP, dar segurança legal necessária que os profissionais da Educação devem ter para continuar promovendo, de forma responsável, o ensino público de qualidade aos paraibanos.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Novo áudio reforça suspeitas de irregularidades na coleta de lixo em Caaporã

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa