CAAPORÃ: SONHOS DE UMA CIDADE EMANCIPADA


SIGNIFICADO DE EMANCIPAÇÃO

s.f. Aquisição, pelo menor, do direito de administrar seus próprios bens e receber os rendimentos.
Ato jurídico pelo qual o filho sai do pátrio poder.
Alforria; libertação.

A cidade de Caaporã é privilegiada. Está localizada próxima a BR-101, que corta parte do município. Fica entre duas Capitais, João Pessoa e Recife, aeroportos, portos.  Uma cidade que tem tudo pra dar certo. Perguntamos então, qual o problema de Caaporã. O que há com ela que não se desenvolve? Ao ser emancipada, a cidade tomou para si o direito de administrar os seus bens, a dua renda, mas também a responsabilidade de oferecer bons servicos e conforto para o povo. 

A luta pela emancipação não se reflete no modo como a cidade tem tratado os seus. Os filhos de nossa cidade têm ido embora de casa em busca de algo que lhe está sendo oferecido em outros lugares. Os sonhos de ser alguém e ver sua vida melhorar, na maioria das vezes, não inclui permanecer em Caaporã. Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo sãos os destinos mais procurados pelos caaporãenses que vão em busca de uma vida melhor. 

Sonhamos com o dia em que não teremos que sair para melhorar; que não seremos lembrados pelos maus administradores públicos; pela pífia oposição aos governantes municipais; pela inércia de uma câmara que só atua em benefício próprio. Lutamos todos os dias para que os "Feliz Natal" e "Feliz Ano Novo" de mães e filhos não sejam mais pelas linhas frias de um telefone. Para que aos planos de fim de ano não sejam somadas as despesas de viagem, de uma ou outra parte, para visitar a família e tentar aplacar a saudade.

Sonhamos com uma cidade onde o cidadão seja a prioridade. Sonhamos com uma Caaporã de todos os caaporãenses. Vamos nos emancipar do jugo político e assumir o destino de nossa cidade.

Zildo Barbosa

Comentários