Escolas estaduais e muncipais da capital foram denunciadas após inspeções do Conselho Tutelar.
Nathielle FerreiraO Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu ontem procedimentos administrativos para investigar denúncias de irregularidades detectadas em 26 escolas municipais e estaduais de João Pessoa. Além de unidades de ensinos fundamental e médio, há instituições de cursos profissionalizantes, creches e Centros de Referência da Educação Infantil (Crei).
As denúncias foram formalizadas a partir de inspeções feitas por conselheiros tutelares e são relativas à falta de infraestrutura, qualidade da merenda escolar e deficiência nos quadros de funcionários e de professores. Durante as investigações, a Promotoria da Educação vai cobrar providências dos governos municipais e estadual, que ainda poderão responder pelo caso em ações judiciais.
De acordo com o presidente do Conselho Tutelar da Região Sul, Lenon Fontes, as inspeções começaram a ser feitas desde o ano passado e constataram um quadro preocupante: muitas escolas funcionam em péssimas condições de infraestrutura.
“Fomos em escolas que não têm espaço físico adequado para acomodar os alunos, carteiras quebradas, sucateadas, alunos com aulas vagas devido à falta de professores e até merendas sendo acondicionadas em ambientes inadequados e sujos”, destacou.
As informações são confirmadas por estudantes. A Escola Estadual Isabel Maria, em Jaguaribe, está entre as inspecionadas. Os alunos reclamam da falta de carteiras e de professores. “Falta carteira, diz Ketlin Hayana, 15 anos, que cursa o 8º ano na unidade. “Também falta professor”, completa Nathália Lira, 14 anos, do 8º ano. Confira a lista de escolas investigadas
Escola Municipal Euclides da Cunha
Escola Municipal Frutuoso Barbosa
Escola Municipal Senador Ruy Carneiro
Escola Fundamental Zumbi dos Palmares
Escola de Ensino Fundamental Rita de Miranda
Escola Municipal Luiz Vaz de Camões
Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgínio Gama e Melo
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Ribeiro Campos
Escola Estadual Luzia Simões Bartollini
Escola Estadual Normal Estadual de Jaguaribe
Escola Estadual Isabel Maria
Escola Estadual Anayde Beiriz
Escola Estadual Dr. Otávio de Novais
Escola Estadual Araci Leite
Escola Estadual Castro Pinto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Costa e Silva
Escola Estadual Maria Bronzeado Machado
Escola Estadual Damásio Franca - Caic
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisca da Cunha
Na tarde da última terça-feira (1º), um acidente fatal foi registrado na rodovia PE-062, em Goiana, na região da Mata Norte de Pernambuco. O incidente ocorreu por volta das 14h45 e resultou na morte de Túlio Mendes de Barros Carvalho, de 31 anos, após uma colisão envolvendo dois veículos, próximo ao Engenho Tabatinga. Segundo informações da Polícia, o eletricista, que residia na cidade de Condado, estava em um veículo modelo T-Cross, com placa de Belo Horizonte (MG). Por motivos ainda não esclarecidos, o motorista saiu de sua faixa de rolamento e colidiu frontalmente com uma caçamba Mercedes-Benz, licenciada em Brejo da Madre de Deus (PE). A violência do impacto foi tamanha que partes do carro, como pneus e motor, ficaram espalhadas pela pista. O condutor da caçamba não sofreu ferimentos e permaneceu no local até a chegada das autoridades. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, infelizmente, Túlio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Agentes da P...
Um ônibus que transportava trabalhadores para a fábrica da Jeep, em Goiana, se envolveu em um acidente na manhã desta terça-feira (1º) na comunidade de Capim de Cheiro, em Caaporã. ➡️ De acordo com as primeiras informações, o veículo colidiu com um cavalo que estava solto na pista. O animal morreu no local e há registro de pessoas feridas. As vítimas foram socorridas e o estado de saúde delas ainda não foi divulgado. ⚠️ Em breve, mais detalhes sobre o caso.
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado O senador Efraim Filho (União Brasil) justificou nesta quinta-feira (26), o seu voto favorável ao projeto que amplia o número de deputados na Câmara Federal de 513 para 531 parlamentares, 18 a mais que a quantidade atual. Durante entrevista à rádio Correio 98 FM, Efraim afirmou que a decisão foi tomada em defesa da Paraíba, pela possibilidade do estado perder cadeiras no Congresso Nacional.
A tranquila cidade de Caaporã no litoral sul da Paraíba, homens foram surpreendidos por uma um ataque a tiros no Bairro do Mangabeira. Na tarde desta Terça-feira (01), dois homens foram atingidos por disparos de arma de fogo, em um ataque repentino protagonizado por criminosos que fugiram em um veículo logo após os tiros. Disparos em Caaporã deixam homens feridos e moradores em alerta. / Foto: Divulgação/Policia Civil As vítimas foram rapidamente socorridas por equipes de emergência e levadas para o Hospital Municipal Ana Virgínia horas depois encaminhados para o Hospital de Trauma em João Pessoa Capital do estado , mas até o momento não há atualizações sobre o estado de saúde de nenhum dos dois. O caso está sendo investigado pela polícia civil.
Aproveitando o período junino e o recesso parlamentar, o deputado estadual Branco Mendes acompanhou de perto a retomada das obras da PB-366, rodovia que liga os municípios de Coremas e Aguiar, no Sertão da Paraíba. A visita reforça o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento da região e com a luta por mais infraestrutura e qualidade de vida para a população sertaneja. Durante a visita, Branco esteve ao lado dos trabalhadores que darão continuidade à obra, conversou com os engenheiros responsáveis pela execução e participou de uma oração coletiva, agradecendo a Deus pelo reinício dos trabalhos. “Hoje tive a satisfação de acompanhar a retomada das obras da PB-366, após o recesso de São João. Esse é um passo importante para o desenvolvimento do nosso Sertão, e fiz questão de estar presente. Seguimos atentos a cada etapa que representa mais dignidade para o nosso povo”, destacou o deputado. Branco Mendes também agradeceu ao governador João Azevêdo e ao Departamento de Estradas...
Em apenas seis meses à frente da Prefeitura de Goiana, Eduardo Batista deixou sua marca na história do município com ações concretas e transformadoras. Assumiu o cargo de prefeito interino em um momento decisivo e entregou resultados expressivos: deixou empenhado mais de R$ 17 milhões do antigo FUNDEF, que estavam parados na conta da Prefeitura; finalizou obras importantes; pavimentou mais de 80 ruas; criou políticas públicas inovadoras como a Casa Abraço, voltada para pessoas com autismo, e o Ambulatório LGBTQIAPN+; além de valorizar os servidores efetivos com leis que melhoraram remuneração e a qualidade do serviço. Uma gestão marcada por coragem, presença e compromisso com quem mais precisa. A expressiva votação recebida na eleição suplementar, com 23.860 votos, confirmou sua força política e mostrou que é possível conquistar a confiança da população com trabalho sério, escuta ativa e dedicação verdadeira, mesmo diante de estruturas tradicionais e consolidadas. Durante sua gestão, G...
Comentários
Postar um comentário