Prefeito de Caaporã anuncia benefícios, conclusões, reformas e ampliação na cidade

O prefeito de Caaporã, Dr. João Batista Soares foi entrevistado no nosso programa “Show da Manhã” da Caaporã FM – 98.5  nesta sexta-feira (23), e anunciou diversos benefícios para cidade, dentre eles instalação do Samu, compra de uma Ambulância com recursos próprio,  conclusão da reforma do mercado público, construção de mais casas, ampliação de PSFs e novas adesões. Confira algumas falas do gestor.

Pergunta: Fale um pouco da sua gestão de quase três anos a frente da prefeitura municipal, quais as principais dificuldades enfrentada?

Dr. João: As dificuldades são grandes, não adianta ficar dando desculpas, pois ninguém está 100% satisfeito com o nosso trabalho, eu diria uns 98.5. Mas, essa dificuldade financeira atinge todos os municípios do Brasil, nós temos uma dificuldade especial, pois encontramos a prefeitura com despesas altas e pouca receita, como se fosse aquele pai de família irresponsável que ganha dois mil reais e gasta 3 mil. Era assim que estava a prefeitura de Caaporã. Nesses 2 anos e 8 meses de administração, estamos tentando recuperar a receita do nosso município, que caiu bastante. Procuramos meios de elevar a nossa receita e recuperar o nosso trabalho que o povo sempre confiou, por isso confiamos em nosso distrito industrial que é uma realidade e vai gerar muitos benefícios.

“Entregamos trinta casas pelo Minha Casa, Minha Vida, mais vinte através de um projeto habitacional e vamos entregar mais duzentas casas até o começo de 2012”.

Pergunta: O senhor esteve recentemente em Brasília acompanhado da primeira-dama, Ivanilda Sousa que luta pela saúde do nosso município. Quais as novidades dessa visita?

Dr. João: Realmente participamos de uma reunião com todos os prefeitos em Brasília, para acompanharmos e cobrarmos soluções para os nossos pleitos. A principal cobrança foi em relação a emenda 29 que vai aumentar as receitas para saúde em todos os municípios. Nós temos uma obrigação de gastar com a saúde 15%, o estado tem a obrigação de gastar com a saúde 12% e o Governo Fedral não tem obrigação de gastar os 10% que essa emenda 29 obrigará a partir da aprovação.
Hoje quem gasta mais com a saúde é o município, chegamos a gastar mais de 23% do orçamento. Aproveitei a minha ida e junto com Dra. Ivanilda visitei o Ministério da Saúde, onde consegui aprovação do Samu para o nosso município. Agora depende que o Governo Estadual faça a regulação do serviço para atender, acredito que em alguns dias as unidades comecem a funcionar na nossa Cidade, pois a equipe já está pronta, inclusive o Samu de Caaporã atenderá outros municípios.

Nessa viagem também conseguimos a liberação de verbas para construção da segunda etapa da creche, esses recursos darão continuidade ao nosso trabalho e no ano que vem a creche estará funcionando. O Senador Vital do Rêgo foi muito importante, pois com ajuda dele também conseguimos verbas para recuperação das ruas que foram danificadas devido as fortes chuvas que caíram recentemente, principalmente no Conjunto Mangabeira.

“Vamos ampliar e melhorar a qualidade dos serviços do Centro I, São Pedro e Santo Antonio, haverá uma reforma nesses três postos para que a comunidade tenha todos os serviços necessários”.

Pergunta: O que aconteceu com as obras do mercado público de Caaporã que estão paradas?

Dr. João: Um dos compromissos de campanha que assumimos foi a reforma do mercado público, mas, gostaria muito de trabalhar com recursos próprios, infelizmente não temos. Fiz o projeto, mostrei aos comerciantes que disseram que não era projeto para Caaporã, mas eu acho que temos que sonhar alto, pois quero o melhor para o meu município. O Governo anterior liberou verbas para a primeira e segunda etapa, mas não obteve êxito na eleição e a obra do mercado está parada, pois tudo é um convênio com o governo do estado, que não liberou o restante dos recursos para continuarmos com as obras. Consultei o Tribunal de Contas para saber se o município poderia investir verbas no mercado, e foi negado, fui aconselhado a tentar resolver com o estado que tinha assumido o compromisso através deste convênio. Procurei várias vezes o estado e não obtive êxito. Voltei a procurar o Tribunal de Contas do Estado e pedi uma solução, eles me autorizaram a continuar as obras, e no máximo em 15 dias estaremos continuando as obras do mercado com recursos próprios e até o final do ano entregaremos o mercado público todo reformado ao povo de Caaporã.

Pergunta: Além das 03 fábricas que temos no distrito industrial de Caaporã, existem negociações para outras empresas se instalarem aqui?

Dr. João: O distrito é uma realidade em apenas 02 anos, já temos essas três fábricas iniciando a fase estrutural, depois dessa construção outras com certeza virão para nossa cidade. Meu único pedido aos empresários é dar emprego a população de Caaporã.

Pergunta: Como o senhor destaca essa recente chuva de adesões de ex-oposicionistas a sua campanha?

Dr. João: As pessoas estão vendo o meu trabalho e o meu esforço para melhorar a vida de população, eu não chamaria isso de adesão e sim de inclusão dentro do projeto político de desenvolvimento de Caaporã. Todos que desejam trabalhar por nosso município ao meu lado, são muito bem vindos!

“Assinamos um compromisso com a Caixa Econômica Federal para a construção de 1.240 casas, através do Minha casa, Minha vida, vamos agora procurar um terreno para a Caixa avaliar e iniciar a construção dessas casas.”

“O trabalho que mais gosto de fazer é o social, construção de casas é uma realização para mim, mas dependo de parcerias. A prefeitura não é mais aquela que era antes, mas vamos recuperar e dar ao povo o mais importante que é a moradia”

“Não estou satisfeito, como os funcionários também não estão com a demora do pagamento dos salários, mas vamos arrumar uma receita que faça a gente organizar a folha de pagamento para que todos recebam dentro do mês”.

“Estamos buscando trazer uma agência da Caixa Econômica para Caaporã e também realizarmos entendimentos para o pagamento do funcionalismo em dia, mas ainda estamos conversando para saber o que é melhor” 

Luiz Claudio

Comentários