IV conferência Municipal de Assistência Social


A prefeitura Municipal de Caaporã junto a Secretária de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram nesta quarta-feira (31), a IV Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema Avançando na consolidação do SUAS ( Sistema Único de Assistência Social) com a valorização dos trabalhadores e qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios, a conferência visa consolidar a efetividade dos princípios e diretrizes garantidos pelos SUAS no anseio da reafirmação dos interesses sociais.


Na abertura oficial, por volta das 09h, houve a execução do hino nacional e logo em seguida foi feita a apresentação da mesa a qual fazia parte o Prefeito Dr. João Batista, a Secretária de Saúde Dra. Ivanilda Soares, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rosane da Nóbrega, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Daniel Lira, a Vereadora Cleidiónes e a Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Capim de Cheiro Edineia.

As atividades começaram com a leitura do regimento interno, o qual reafirma as diretrizes do SUAS e a sua legalidade. Em seguida o Presidente do Conselho Estadual de Assistência, Daniel Lira, comentou sobre a importância do SUAS no desenvolvimento das políticas sociais dentro do município e falou que a IV conferência em Caaporã, como o próprio tema expressa, tem o objetivo de tornar real essa consolidação do SUAS e a valorizar de fato os trabalhadores, e disse ainda, que para esta valorização contará com apoio do prefeito João Batista e da integração entres as secretarias de ação social, saúde e educação.


O Presidente do Conselho Estadual, Daniel Lira, falou das dificuldades que a família brasileira passa atualmente e falou que a base da sociedade é a família. “Quero deixar um exemplo: Quando deixamos de ter momentos específicos com a família para dar atenção a coisas supérfluas, como por exemplo, assistirmos à programas televisivos de pouca ou nenhuma relevância, deixamos também de prestar atenção no que acontece ao nosso redor, o que acontece na vida de nossos filhos e familiares de uma forma geral o que possivelmente acarretará para estes um sentimento de desatenção que muitas vezes os levam para caminhos errados. Então cabe a nós estarmos cada vez mais próximos e atentos aos acontecimentos à cerca de nossos familiares”, disse Daniel.


Na ocasião ainda foram eleitos os delegados que farão parte da comissão de Assistência Social do Município. Os eleitos terão a função de agentes colaboradores que irão representar o município de Caaporã na VIII Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 25,26 e 27 de outubro no Espaço Cultural em João Pesssoa.

Comentários