CE debate resultados do Enem e rumos da escola pública


[Foto]
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizará audiência pública na próxima terça-feira (4), às 10h, para debater os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e os rumos da escola pública de ensino médio. Para esta audiência foram convidados o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa.
Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Bauer (PSDB-SC) são os autores do requerimento para o debate.
Nos últimos anos, o Enem, que é um exame voluntário, tem recebido críticas e sido alvo de denúncias em relação ao sigilo das provas, erros nas questões e até gabarito invertido, que levaram o Ministério da Educação a elaborar uma proposta de reformulação do exame. A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades têm autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
  • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
  • Como primeira fase;
  • Combinado com o vestibular da instituição;
  • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Os resultados do Enem em 2010 permitiram obter uma visão geral do desempenho dos alunos e das escolas. Conforme ficou constatado, das 20 melhores escolas de ensino médio do Brasil, nove estão no Rio de Janeiro e são particulares. O estado também encabeça o ranking com a melhor escola do país. Minas Gerais vem em segundo lugar com cinco escolas e São Paulo com duas. A segunda melhor escola do país está no Piauí. De um modo geral, as escolas públicas tiveram o pior desempenho.
Ricardo Icassatti / Agência Senado

Comentários