Fernando Milanez critica antecipação do feriado de morte de João Pessoa


O vereador Fernando Milanez (PMDB) criticou ontem a antecipação do feriado da morte de João Pessoa  nas repartições públicas do município pelo prefeito Luciano Agra (PSB). No governo do Estado, as repartições funcionarão normalmente na véspera e no dia do aniversário de morte do líder político paraibano que foi assassinado no dia 26 de julho de 1930, no interior da Confeitaria Glória, no Recife.
“O governador e o prefeito de João Pessoa cometem um crime contra a história. A história é inapagável. Você não pode pensar em futuro sem passado. Alguém construiu isso. Só não foram eles”, disse Milanez. Segundo ele, a lei que instituiu o aniversário de morte de João Pessoa não é um feriado que possa ser antecipado para que o funcionalismo possa estender mais o feriado.
“Se trata do aniversário de um líder que desencadeou juntamente com Getúlio Vargas, com José Américo de Almeida, a Revolução de 30”, destacou o vereador, que tem laços de parentesco com a família de João Pessoa. O parlamentar acrescentou que a Paraíba está se notabilizando por não cultuar sua história. “Você vai a qualquer capital no Brasil ou fora dele e você vê a preservação dos seus vultos sem a coloração política”.

Ele questionou a autoridade dos governantes para mudar a data da comemoração. “Que autoridade tem, quem quer que fosse o governante, para dizer que o feriado não é mais na terça-feira, como se o homem público não tivesse morrido naquele dia”. Milanez lamentou que a Paraíba não valoriza a memória dos seus vultos. “A geração de hoje não conhece a história dos seus vultos como João Pessoa, Epitácio Pessoa, José Américo de Almeida, dentre outros”, criticou o vereador Fernando Milanez.
De acordo com nota da prefeitura da capital, o expediente de trabalho no município será normal no dia 26, data da morte de João Pessoa. Já na segunda-feira o ponto será facultativo, conforme portaria assinada pela secretária da Administração, Laura Farias. A Câmara Municipal teve de mudar para quarta-feira o retorno às atividades, embora tivesse anunciado que os trabalhos seriam retomados na terça-feira.
No governo do Estado não há informação se o ponto será facultativo. A Secretaria de Comunicação divulgou apenas um comunicado do cerimonial do governo convidando a população para as solenidades alusivas aos 81 anos de morte do presidente João Pessoa, que serão realizadas na terça-feira, começando com uma missa na Basílica de Nossa Senhora das Neves, seguida de ato público na praça João Pessoa e visita ao mausoléu no Palácio da Redenção.
Do Blog com Jornal da Paraíba

Comentários