RADAR POLÍTICO 365


Defesa diz que quem determina saída ou não de Santiago é Mesa do Senado


Defesa pode ajuizar uma medida cautelar para garantir o efeito suspensivo do recurso de Cássio

O advogado do senador Wilson Santiago (PMDB), Michel Saliba, revelou nesta quarta-feira (04) que ainda acredita da permanência de Wilson no Senado Federal, mesmo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que acatou recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) contra a decisão do TRE-PB e TSE, que impugnaram sua candidatura com base nos dispositivos da lei do Ficha Limpa.
“A publicação da decisão nos impõe prazos e a medida a ser ajuizada seria o agravo de instrumento e embargos de declaração, pois entendemos que o recurso foi provido sem análise dos nossos argumentos”, disse.
“Também podemos ajuizar uma medida cautelar para garantir o efeito suspensivo da decisão do ministro”, disse.
Saliba destacou que o objetivo dos impugnantes não é procrastinar a posse de Cássio e sim o indeferimento do seu recurso e a impugnação de sua candidatura.
O advogado explicou que a defesa de Santiago não trabalha com base na lei do ‘Ficha Limpa’, já que o STF decidiu pela não valida-la em 2010, e sim pela aplicabilidade da Alínea H, da Lei Complementar 64/90 (Lei da Inelegibilidade), que diz que o prazo de perda dos direitos eleitorais de três anos passa a contar a partir do afastamento do governante do cargo, no caso de Cássio fevereiro de 2009, portanto, há menos de dois anos do pleito de 2010.
O advogado acrescentou que tanto o TRE-PB, quando no TSE tem ações contra Cássio baseadas na Alínea H, da Lei 64/90, mas como ele teve o registro indeferido pela lei da Ficha Limpa, as ações não continuaram.
Saliba disse também que quem determina o afastamento ou não de Santiago é a Mesa do Senador Federal.
“A legislação federal é clara, quem determina o afastamento ou posse é a mesa do Senado, tem todo um rito a ser observado. A mesa tem que se reunir, ai Wilson será notificado para se defender”, declarou.
Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Comentários

Mais Vistas do Blog

VEREADORES DE CAAPORÃ VÃO AO MINISTÈRIO PÚBLICO PEDIR URGÊNCIA NA VOTAÇAO DA LOA 2026 E DENÚNCIA MANOBRA DE OTO MARIANO VEREADOR E PRESIDENTE DE PARALIZAR A CÂMARA MUNICIPAL POR INTERRESE PESSOAL E CONTRA A CIDADE

Homicídio é registrado na Praça de São Sebastião, em Alhandra, local onde ocorrerá a festa do padroeiro

Caaporã: NEL BATERÁ ROMPE COM OPOSIÇÃO E ADERE AO GRUPO DO PREFEITO CHICO NAZÁRIO

Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva por crime de roubo qualificado em Goiana

Milhões em gastos e reformas sem fim: a precariedade persistente na Câmara Municipal de Caaporã

Delegada levou namorado do PCC à posse na sede do governo de SP