RADAR POLÍTICO 365


TCE-PB aponta irregularidade em pagamento de verbas indenizatórias a servidoras ligadas ao prefeito de Alhandra

 

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), por meio de parecer do Ministério Público de Contas, considerou procedente uma representação que denuncia a concessão irregular de verbas indenizatórias pela Prefeitura de Alhandra. O caso envolve um termo de reconhecimento de dívidas no valor de R$ 371.402,00 em favor das servidoras Nadjane da Costa Almeida e Josineide Almeida Araújo, que, segundo informações divulgadas na imprensa, seriam parentes do atual prefeito.

A inspeção especial constatou que, além das duas servidoras, outros funcionários também foram beneficiados com incorporações ou revisões de gratificações. No entanto, o cálculo dessas vantagens não seguiu o critério legal previsto, resultando em valores diferenciados para servidores que ocuparam o mesmo cargo. Também foi apontada ausência de atualização nos valores de gratificações incorporadas, mesmo após mudanças na legislação municipal.

O parecer destaca que a incorporação de gratificações oriundas de cargos comissionados ou de secretário municipal, de forma permanente, é inconstitucional, por configurar privilégio a um grupo restrito de servidores e afrontar os princípios da moralidade e impessoalidade. Para o Ministério Público de Contas, a norma municipal que embasou os pagamentos cria um “subsídio vitalício” indevido, remunerando perpetuamente quem ocupou cargo temporário.

Diante das constatações, o órgão opinou pela aplicação de multa aos responsáveis, suspensão imediata de quaisquer pagamentos relacionados e encaminhamento do caso ao Ministério Público da Paraíba para adoção de medidas judiciais, incluindo possível ação anulatória.

O processo, de número 03128/22, segue tramitando no âmbito do TCE-PB, que avaliará as responsabilidades e eventuais sanções.

Batista Silva

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem de 33 anos é assassinado em Goiana

Corpo de jovem é encontrado em estado de decomposição em Goiana

Blindagem atrapalha contato de Marcílio Régio com o povo de Goiana

Servidores da Saúde de Goiana Cobram Pagamento da Gratificação de Incentivo Prevista em Lei

Goiana amarga posição 292 no ranking da saúde, apesar de estar entre as cidades que mais arrecadam impostos no Brasil

Silêncio da Prefeitura na Data Magna de Goiana gera críticas e expõe rivalidade política