Por que está chovendo em outubro em Goiana, Mata Norte? Entenda o fenômeno e veja a previsão para o mês
Chuvas incomuns para outubro têm atingido Goiana e municípios da Mata Norte desde a última segunda-feira (29). O fenômeno é provocado por um canal de umidade no oceano, que trouxe volumes significativos de chuva e gerou um alerta amarelo para acompanhamento da previsão e cuidados em áreas de risco.
Em Pernambuco, outubro costuma registrar poucas precipitações. O Sertão, por exemplo, registrou na semana passada uma umidade abaixo de 30% e temperaturas acima de 35°C. No litoral, pequenas chuvas são comuns devido ao efeito de brisa, mas volumes elevados como estes são raros.
Romilson Ferreira, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), explica que “não é comum nessa época termos chuvas tão significativas em 24 horas”, relembrando os 76,11 mm registrados entre a manhã de terça (30) e quarta-feira (1º).
O fenômeno que trouxe as chuvas atípicas é conhecido como canal de umidade. Trata-se de um “corredor” de ventos carregados de vapor d’água do oceano em direção ao litoral, favorecendo a formação de chuva.
Embora as frentes frias não cheguem diretamente a Pernambuco, a passagem delas sobre o oceano pode desestabilizar a água e gerar esse canal, aumentando a umidade sobre o litoral e provocando chuvas mais intensas em um período que normalmente é seco.
No Sertão, a umidade segue baixa e as temperaturas ainda ficam altas, mostrando que o efeito é mais localizado no litoral.
Romilson conta que “desde segunda-feira que se estabeleceu o canal de umidade, a gente já vinha acompanhando o fenômeno”. Ele aproveita para esclarecer que as mudanças no tempo acontecem muito rápido e nem sempre dá para prever com antecedência.
A Apac recomenda atenção aos pontos de alagamento em Goiana e região da Mata Norte, além de seguir as orientações da Defesa Civil, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Comentários
Postar um comentário