Secretaria de Saúde de Condado lança programação do Janeiro Roxo no combate à hanseníase

Na próxima segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde do município de Condado inicia a Campanha de Combate à Hanseníase com o tema ”Hanseníase tem cura”, como parte das ações do Janeiro Roxo, mês que marca a conscientização sobre os cuidados e a prevenção da doenca. Em Condado, o objetivo também é diagnosticar a população e oferecer tratamento gratuito.


A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pela bactéria _Mycobacterium leprae_, que pode afetar qualquer pessoa. É caracterizada pela aparição de manchas que podem ser brancas, vermelhas ou marrons. Em alguns casos, também podem surgir caroços ou inchaços avermelhados e doloridos, além da diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e da força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes. O diagnóstico prévio é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências. 


Para reforçar esse alerta, com orientações e atendimentos, a Campanha acontecerá de forma itinerante nas unidades de saúde de Condado, conforme programação a seguir:


*Dia 16/01, às 8h30*

USF Francisco Cabral

USF Patrimônio


*Dia 18/01, às 8h30*

USF Novo Tempo

USF Quirizeira


*Dia 18/01, às 13h*

USF Nova Vida

USf Lourival Lima


*Dia19/01, às 13h*

Novo Condado

Comentários