Menos de 3 anos após ser solto, Lula é eleito presidente

 

Lula foi eleito para terceiro mandato Foto: EFE/Fernando Bizerra

Com 98% das urnas apuradas o resultado da eleição presidencial foi definido: o ex-presidente Lula (PT) terá um terceiro mandato à frente da Presidência da República. Após comandar o país entre 2002 e 2010, em um governo marcado por inúmeras denúncias de corrupção, o petista voltará ao Planalto em 2023.

Até 19h58 deste domingo, o petista aparecia com 50,83% dos votos válidos, contra 49,17% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto Lula registrava 59,6 milhões de votos, o atual presidente tinha 57,6 milhões de votos. A eleição do petista acontece após menos de três anos depois de ele ser solto.

No pleito mais equilibrado desde a redemocratização, a campanha ficou marcada por diversas acusações falsas e críticas pela postura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) principalmente em relação ao atual líder e seus apoiadores, com a Corte sendo acusada de censurar conteúdos contra o petista.

Ao longo dos mais de dois meses de campanha, petistas e seus aliados tentaram acusar o atual presidente de querer reduzir o salário mínimo, de canibalismo e até de pedofilia. Todas elas, é claro, foram enfaticamente rebatidas por Bolsonaro.

Agora eleito, Lula deve encarar um Congresso com o qual não deve ter vida fácil. De maioria conservadora, os novos parlamentares eleitos prometem atuar para evitar que pautas mais progressistas nos costumes e intervencionistas na economia sejam aprovadas pelo Parlamento.

Comentários