URGENTE: Rainha Elizabeth 2º morre aos 96 anos e causa comoção



Rainha Elizabeth 2ª olha para coroa

Rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta: ela esteve em observação por médicos nas últimas horas


rainha Elizabeth 2ª, de 96 anos, morreu nesta quinta (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela ficou em observação durante o dia. Na manhã de hoje, a comunicação do Palácio de Buckingham informou que os médicos estavam preocupados com o estado de saúde dela. Os familiares mais próximos fizeram viagens de emergência até o país para a despedida.

"Após uma avaliação mais aprofundada na manhã desta quinta-feira (8), os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral", comunicou o Palácio em uma nota no site oficial da Família Real.

Em abril do ano passado, a família real perdeu o príncipe Phillip (1921-2021), marido de Elizabeth. Na certidão de óbito, o palácio determinou a causa da morte como "idade avançada".

Outros parentes mais próximos de Elizabeth estão em Balmoral ou a caminho de lá. Ela tem quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. Cinco pessoas próximas estarão na Escócia nas próximas horas: príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew, príncipe Edward e príncipe William.

Morte anunciada

Ao longo do dia, a BBC, principal emissora britânica, publicou notas de atualização sobre a morte. O ex-correspondente real Richard Sumner alegou que "o corpo dela estava cedendo". Segundo o homem, a rainha lidava com problemas típicos da idade avançada.

No início do ano, Elizabeth 2ª foi diagnosticada com Covid-19 e afirmou que a doença a havia deixado "cansada e exausta" apesar dos sintomas leves, quase um resfriado. Desde então, a rainha não fez mais aparições em eventos reais até estar totalmente curada do vírus. Em outubro do ano passado, ela foi internada por um motivo não divulgado.

Com recomendações de repouso, a monarca cancelou sua participação em uma reunião online do Conselho Privado do Reino Unido na quarta (7). Essa não foi a primeira vez que a rainha precisou se ausentar de reuniões importantes por problemas de saúde. Uma de suas últimas aparições públicas aconteceu em junho, no Jubileu de Platina, em Londres.

Comentários