Órgãos fazem varredura para investigar fragmentos de óleo nas cidades de Goiana e Pitimbu

 

Fragmentos de óleo voltaram a aparecer em algumas praias do Litoral Sul da Paraíba, nas cidade de  Conde e Pitimbu. Dessa vez a quantidade, por enquanto, é menor em relação a ocasiões anteriores. O Secretário do Meio Ambiente do município de Conde, Walber Farias falou sobre uma varredura em algumas praias, em parceria com outros órgãos, para investigar em que proporção essas manchas atingem a casta paraibana.

“A aparição desse material na praia é sempre um alerta que fica para gente que trabalha no órgão ambiental. Verificar e realmente acompanhar, saber se esse material está aumentando a incidência ou não. Hoje ele não está chegando em manchas de óleo, mas sim em pelotas e agregados de petróleo, que a gente tá conseguindo recolher com o pessoal da equipe de limpeza. Nessa parceria que a gente tem com os outros órgãos, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Ibama e Sudema, que é o órgão Estadual de Meio Ambiente, a gente está fazendo essa varredura na orla de Conde para verificar exatamente em que proporção está atingindo o nosso litoral”, disse.

Conforme a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), manchas foram encontradas na Praia do Amor, Carapibus e Tambaba, em Conde;  Na Praia de Pitimbu e em Jacarapé, na capital paraibana.

Em Pernambuco, fragmentos do material foram encontrados em praias de nove cidades neste fim de semana. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) do estado vizinho notificou vestígios de óleo em Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana.

Comentários