GOIANA RECEBE 1° FEIRA LITERÁRIA COM APOIO E PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA

 

Começou a 1° edição da Feira Literária de Goiana (fliGO) e segue até o próximo domingo (19.12). O evento, realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e curadoria da Fundação Gilberto Freyre, tem o apoio da Prefeitura de Goiana, do SESC Ler Goiana e do Governo de Pernambuco e conta com uma programação gratuita, totalmente diversificada. "Uma oportunidade de estimular a leitura e a formação de estudantes e professores goianenses", frisou o prefeito Eduardo Honório.


O primeiro dia do evento teve a participação de autoridades municipais, estaduais e de várias instituições. Durante a cerimônia de abertura, os representantes realizadores da feira explanaram a importância do evento para a educação local e a escolha da histórica cidade de Goiana como sede do evento.


O secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, destacou a importância do esforço coletivo de várias instituições para a realização da feira. Fernando Freyre Filho, presidente da Fundação Gilberto Freire, falou da parceria entre o município e a Fundação e afirmou que a fliGO é o primeiro evento de muitos que ainda virão. Para o presidente da CEPE, Ricardo Leitão, a instituição promove anualmente o circuito cultural CEPE, que fomenta a cultura para a leitura do sertão ao litoral do Estado. "Goiana é uma cidade histórica e por isso a mais preparada para receber esse evento", disse ele. Além disso, destacou a homenagem nessa 1° edição do evento ao autor contemporâneo e poeta goianense Phillipe Wollney. O vice-prefeito e secretário municipal de Educação Fernando Veloso destacou que Goiana aponta para um grande avanço na educação e fecha o ano com chave de ouro na realização da feira. Ele e o prefeito destacaram ainda a importância da inclusão da feira no calendário cultural do município, que por voto democrático com os alunos e professores da rede municipal de ensino, dentre outros presentes, definiram o mês de outubro de 2022 para a realização da 2° edição da feira.


A fliGO conta com venda de livros, oficinas e debates, contação de histórias e apresentações culturais. Além disso, a prefeitura de Goiana disponibilizou créditos para alunos e professores da rede municipal de ensino para aquisição de livros durante o evento.








Comentários