Em crise, Argentina oferece ajuda humanitária à Bahia

 Apesar de viver uma crise econômica já há algum tempo, o governo da Argentina decidiu oferecer ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bahia.

Segundo o governo baiano, o consulado argentino comunicou, na noite de quarta-feira (29), que o Itamaraty dispensou a ajuda por considerar que os recursos aplicados pelo Brasil têm sido suficientes.

Por meio diplomático, a gestão de Alberto Fernández ofereceu o envio de uma missão internacional com dez profissionais especializados nas áreas de logística, água, saneamento e apoio psicossocial para ajudar as vítimas de desastres naturais.


O Itamaraty disse, porém, que o governo federal enfrenta o desastre “com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários” que “têm se mostrado suficientes”.


Os trechos do ofício enviado pelo Ministério das Relações Exteriores às representações diplomáticas da Argentina foram reproduzidos pelo governo baiano.


Na resposta, o Itamaraty afirmou também que, “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.


*Com informações AE



Comentários