Goiana: Aguinaldo Fenelon recebe Medalha José Pinto de Abreu em ilustre solenidade



A Câmara Municipal de Goiana outorgou a Medalha José Pinto de Abreu ao Procurador de Justiça e ex-Procurador-Geral de justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, durante concorrida Sessão Solene, realizada na Casa José Pinto de Abreu, na noite de quinta-feira (25/11).

Estiveram presentes na ilustre solenidade o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Desembargador Eurico Barros, o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, o Corregedor-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Paulo Lapenda, a Presidente da Associação do Ministério Público, Deluze Florentino, defensor Público, Manoel Jerônimo, Deputado Federal Silvio Costa Filho, Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Josué Fonseca de Sena, Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Maviael Silva, além de vereadores e ex-vereadores goianenses, promotores de Justiça e outras autoridades.

A Medalha José Pinto de Abreu, maior comenda do Poder Legislativo de Goiana, foi concedida através do Projeto de Decreto Legislativo n°012/2020, de autoria dos ex-vereadores Quinho Fenelon, Marcos Leal e Laercio Melo.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, presidiu a Sessão Solene e discursou sobre a importância da Medalha José Pinto de Abreu. “Minha imensa gratidão ao nosso Criador por me proporcionar mais esta feliz e importante oportunidade de presidir tão magna solenidade. A Medalha José Pinto de Abreu, instituída pela resolução nº 1642/2014, é outorgada às instituições públicas e pessoas de qualquer sexo e idade, de qualquer condição social, que tenham contribuído para o engrandecimento de Goiana, de Pernambuco e do Brasil. Hoje, solenemente outorgamos a Medalha José Pinto de Abreu ao ilustre filho de Goiana, doutor Aguinaldo Fenelon de Barros, para nós, seus irmãos goianenses, o querido Guido”, disse o presidente.

Em nome do Parlamento Municipal, o vereador Alexandre Carvalho, saudou o homenageado e parafraseou o seu pai, o ex-vereador Antônio Nelson, ao dizer que “melhor do que ser homenageado, é merecer a homenagem. E, o senhor merece”.

O governador Paulo Câmara destacou a importância dos valores reafirmados durante a solenidade. “Ao vir hoje para a Câmara Municipal de Goiana, a gente vê também que os tempos que estamos passando, diante desta pandemia, diante de todo aprendizado vivido pela humanidade, é um tempo de muitas reflexões sobre o passado, o presente e principalmente sobre o que queremos para o futuro. Com certeza a solidariedade, a esperança, a paz no coração, o amor ao próximo são valores que ficaram muito mais fortes durante todo esse processo. E, o que estamos vendo aqui hoje, diante dessa homenagem ao Aguinaldo Fenelon, é justamente a reafirmação de valores que são importantes para o futuro, para o mundo e para a vida em sociedade”, disse o governador de Pernambuco.

Visivelmente emocionado, Aguinaldo Fenelon ressaltou que a Medalha José Pinto de Abreu é uma das maiores condecorações que já recebeu na vida e ainda falou sobre o orgulho de suas origens familiares. “Todas as homenagens que eu recebi dentro e fora do Estado de Pernambuco foram muito importantes para mim. Mas, essa Medalha José Pinto de Abreu, a Medalha da minha terra é para mim uma das maiores condecorações que já recebi na minha vida pública. Não quero dizer que as outras não foram importantes. Foram, sim. Mas, essa Medalha para um filho de Goiana, da Rua das Quintas, vindo de uma família simples, de homens honestos. Meu pai foi recebido aqui na Rua da Praia, quando chegou da Segunda Guerra Mundial. Senhor Governador, meu pai foi herói de guerra, lutou em Montese, na Itália, pela democracia. Sou muito orgulhoso disso”, disse Fenelon.

Aguinaldo Fenelon ainda fez questão de acrescentar que muito do que aprendeu em sua vida deve à mãe, Maria José de Barros, que faleceu no mês de agosto deste ano e, no entanto, permanece viva em seu coração.

Sobre o Homenageado

Nascido em Goiana, na Zona da Mata Norte, Aguinaldo Fenelon é graduado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. É especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado (MBA) em Gestão do Ministério Público de Pernambuco pela Universidade de Pernambuco.

Em 1992, assumiu o cargo de Promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, atuando inicialmente no Agreste. Em 2005, foi promovido para a Capital, onde exerceu as funções de promotor de Justiça junto à 6ª Vara de Família; procurador de Justiça Substituto; assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em matéria cível; coordenador da Central de Inquérito da Capital; coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal; secretário-Geral Adjunto e Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco.

Participou da implementação do Ministério Público nos grandes eventos como o Juizado do Torcedor, Juizado do Forró, Juizado do Carnaval, Juizado do Festival de Inverno e da Paixão de Cristo. Hoje preside a Comissão Nacional de Combate à Violência nos Estádios de Futebol, sendo inclusive autor da Cartilha do Torcedor. Em reconhecimento à sua atuação nessa área foi convidado pelo Ministério Público do Reino Unido para expor em Londres as experiências de combate à violência nos estádios de futebol em Pernambuco, juntamente com juízes de Direito e defensores públicos.

Por sua atuação no combate à violência, em 2007 foi indicado pelo então Procurador-Geral de Justiça, para representar o Ministério Público junto à Câmara Setorial do Pacto pela Vida, do Governo do Estado de Pernambuco. Em janeiro de 2011, assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco, tornando-se o primeiro Promotor de Justiça a assumir o mais alto cargo da Instituição, além de ter sido o membro mais votado pela classe. Em 2013, ele foi reeleito Procurador-Geral de Justiça.

Neste ano de 2021, por merecimento, Aguinaldo Fenelon foi promovido para o cargo de Procurador de Justiça.

Comentários