Caaporã comemora 57 anos de emancipação política


Apesar da pandemia que está em nosso país temos muito o que comemorar a chegada do asfalto nas ruas principais, pavimentação de diversas ruas da cidade inclusive de ruas do distrito de Cupissura, Batalhão da PM, Posto de saúde, Escola e o trabalho social realizado em prol da população atingida pela pandemia de Covid-19.

Situado na Região Metropolitana de João Pessoa, Caaporã celebra neste Domingo (27) seus 57 anos de emancipação política. A pacata cidade do Litoral Sul, que fica a 45 km de distância da Capital, conta com uma população estimada de 21.955 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano 2020, distribuídos em sua área de 150 km².

O distrito foi criado com a denominação de Caaporã, pelo Decreto Lei Estadual de Nº 520, de 1964, desmembrando-se de Maguari. Limita-se ao Norte: Alhandra; ao Sul: Goiana (PE); a Leste: Pitimbu;e a Oeste: Pedras de Fogo.
A cana-de-açúcar ocupa a maior parte do solo do município, embora mereça destaque a plantação de coco, lavoura de subsistência e inhame. A renda familiar é relativamente baixa, já que a maior parte da população recebe o salário mínimo. 
Os informais, têm renda incerta e, muitas vezes, inferior ao salário mínimo, já que se empregam na cultura cíclica (cana-de-açúcar), sobrevivem da atividade pesqueira e do comércio local. 
O comércio interno está em constante crescimento com a chegada do distrito industrial, em plena construção aguardando a instauração de mais e mais empresas oriundas de diferentes regiões do país e a incorporação do município no polo no segundo maior polo cimenteiro do Brasil que conta com as cidades de Alhandra, Caaporã e Pitimbú, com a intensa mineração nas unidades produtora de cimento as obras para o novo distrito industrial de Caaporã. 
Outras indústrias também se encontram instaladas no município tais como: a Agro Industrial Tabu S/A (Destilaria), a Cimento campeão do grupo Lafarge S/A e a empresa de pipocas K'delicia.

Comentários