Vai alugar seu imóvel em Recife? Aprenda a definir o valor de locação


Confira nossas dicas para alugar seu imóvel pelo valor correto!

 

Imagem: Freepik

 

Em algum momento, você ou alguém que você conhece já passou por situações em que não sabia como reconhecer o valor de um i, seja você inquilino ou locador (dono do imóvel). No entanto, em qualquer dos casos, aprender a calcular o preço do aluguel de um imóvel o ajudará a fazer um bom negócio.

A questão de como determinar o valor do aluguel em Recife e o valor justo devido pode resultar na liquidação de perdas. Isso porque, quando o valor apresentado no contrato não é o mais honesto, gera custos ou perdas para uma parte: o locatário ou o locador.

Para compreender como calcular o preço do aluguer de um imóvel de forma a que seja justo para ambas as partes, recomenda-se efetuar uma análise especializada e solicitar uma avaliação do imóvel alugado.

 

Qual é o valor do imóvel para aluguel?

O valor locativo de uma propriedade é o valor real e presente que a propriedade possui no negócio de locação, com base em fatores como localização. Quer seja do ponto de vista comercial, industrial ou de serviços, dependendo da natureza do contrato.

A definição deste valor é muito interessante tanto para quem é dono de um imóvel e pretende cobrar o valor máximo da renda, como para quem desenvolve a atividade de arrendamento e despende uma determinada quantia nesta atividade, procurando sempre arrecadar um valor inferior.

Para o mapeamento das entidades envolvidas nas atividades apresentadas, devem ser considerados como participantes tanto os arrendamentos de imóveis residenciais como os efetuados por indústrias e empresas regularmente emergentes.

 

Saiba como calcular o preço do aluguel de um imóvel:

Agora que você sabe o valor do aluguel de sua propriedade, é hora de entender como determinar o preço de um apartamento para alugar em Recife.

 

1) Método comparativo

O método comparativo de cálculo do preço de aluguel de imóveis usa dados de mercado para determinar o preço de aluguel, comparando diretamente com o preço de aluguel de outras propriedades que se assemelham à propriedade sendo avaliada.

 

É claro que leva em consideração as diferenças entre eles, padronizando-os por meio da atribuição de pesos. É necessário conhecer locais semelhantes, para obter informações como:

 

- Modernidade dos dados obtidos;

- Condições de reajuste;

- Fases do contrato;

- Existência de desníveis ou diferentes pavimentos com diferentes oportunidades de geração de renda, incluindo tamanho e coleta de luvas.

Portanto, para determinar o valor locativo de um imóvel pelo método comparativo, é utilizado um estudo com dados de outros imóveis com características semelhantes. Desta forma, suas diferenças e semelhanças são determinadas, chegando-se ao seu Valor Ideal de Locação.

 

O seguinte caminho é usado para calcular o preço do aluguel do imóvel usando o método comparativo:

1- A pesquisa de mercado é realizada com base nos dados mais semelhantes possíveis;

2- Após a criação da amostra, ela é homogeneizada - tratada com fatores ou conclusão estatística;

3- O valor de locação mais provável do imóvel será o resultado deste tratamento.

 

2) Método de renda

O Método do Rendimento, também conhecido como Método da Capitalização do Rendimento, é um método indireto por exigir uma metodologia diferenciada ou o conhecimento prévio do valor de venda ou arrendamento do imóvel.

Com este método de cálculo do preço de aluguel de um imóvel, o valor do aluguel do imóvel é determinado com base na capitalização atual de sua receita líquida, real ou esperada, com os aspectos básicos para determinar o período de capitalização e a taxa de desconto a ser utilizada.

Após a definição do valor da venda do imóvel, que pode ser feita pelo método comparativo ou evolutivo * [* valor total do imóvel = (valor do terreno + valor da construção + títulos) x fator de comercialização] a seguinte equação para determinar o valor do aluguel:

Valor de aluguel da propriedade = [Valor total da propriedade x Aluguel anual ou taxa máxima (em decimal)] / 12.

O cap rate corresponde à renda gerada pelo imóvel em questão dividido pelo valor de mercado do imóvel. A taxa de renda é normalmente de 5% (cinco por cento) e pode estar acima ou abaixo desse nível de acordo com a análise de mercado e experiência do engenheiro avaliador. Ao contrário do método comparativo, é usado quando há pouca informação ou propriedades semelhantes para realizar uma avaliação patrimonial por comparação.

 

Renegociação do aluguel: entenda como calcular um ajuste do aluguel

De acordo com art. 18 da Lei n.º 8 245, o locador e o locatário podem acordar, de comum acordo, num novo valor da locação e introduzir ou modificar cláusulas de reajustamento.

No entanto, existem muitos casos em que não é possível chegar a um acordo entre as partes. Nesses casos, pode haver controle judicial do aluguel.

Portanto, após 3 anos do contrato ou de um contrato previamente celebrado, o locador ou locatário pode solicitar uma revisão do preço do aluguel do imóvel a fim de ajustá-lo ao preço padrão de mercado.

Ressalte-se que, no processo de renegociação de um contrato de arrendamento, é necessário apresentar razões e condições claras e precisas para a renovação do preço do arrendamento. Isso significa que as evidências devem ser apresentadas para provar o que é reivindicado.

 

Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam como definir o valor de locação de um imóvel.

Comentários