Investimento: Governo Federal assegura R$ 200 milhões para a Hemobrás

Para o governador de Pernambuco essa medida acaba com as especulações de que a fábrica de Goiana seria esvaziada


Após conversa na noite de ontem com o presidente Michel Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador Paulo Câmara assegurou a destinação de R$ 200 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) de 2018 para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). O anúncio foi interpretado como uma vitória pelo governador pernambucano. “Esse empenho afastará, definitivamente, a questão de desmobilização da Hemobrás, de transferência de tecnologia para processamento de plasma sanguíneo em outro Eetado. A Hemobrás é um patrimônio brasileiro e uma conquista de Pernambuco, fruto do trabalho de muitos pernambucanos e pernambucanas”, disse.

Os recursos  prometidos vão permitir a conclusão da subestação de energia elétrica, o bloco de triagem e armazenamento do plasma, além do segundo bloco de fracionamento de plasma da empresa. A fábrica da Hemobrás está localizada no município de Goiana, litoral Norte de Pernambuco. Como contrapartida, o governador Paulo Câmara assumiu o compromisso de efetivar a transferência do terreno para a Hemobrás e integralizar o capital do governo na empresa.

No início desse semestre, uma polêmica envolveu a transferência de parte da produção da Hemobrás para o Paraná. A possibilidade foi levantada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que iria levar a produção do fator VII Recombinante para o seu reduto eleitoral, a cidade paranaense de Maringá. A transferência, no entanto, iria inviabilizar a planta já construída em Pernambuco. 

Comentários